[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Classificado como “excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) conta agora com um novo espaço. Trata-se de um local amplo e arejado, que oferece maior conforto aos profissionais, além de possuir um elevado complexo tecnológico que aprimora a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O serviço oferecido no laboratório do Huse tem apresentado uma produção crescente a cada ano. Em 2011, foram realizados aproximadamente 810 mil exames. Já em 2012, o número subiu para mais de 850 mil exames. No primeiro semestre deste ano, 480 mil exames foram realizados. Somente no internamento do hospital foram feitos 165 mil exames, seguido do Pronto Socorro, com 130 mil exames.

O novo laboratório está localizado no mesmo prédio que, em breve, abrigará os novos leitos de UTI. O espaço compreende sala de lavagem e esterilização de material, sala de bioquímica e hematologia, microbiologia com meningite, sala de urinálise e parasitologia. Há também uma sala de triagem que facilita o processo de trabalho, recepção aberta com atendimento para todo o hospital, o que facilita o contato com o paciente e todo o fluxo planejado.

“Estamos satisfeitos com a ampla recepção. Agora, temos um espaço muito bom para trabalhar e que oferece melhor conforto aos pacientes que chegam em busca de alguma informação sobre os resultados dos exames. Muito bom para o processo de trabalho”, comemorou a assistente administrativa, Andreza dos Santos.

De acordo com a gerente do laboratório de análises clínicas do Huse, Deborah Karlla Gomes, a nova estrutura tem correspondido às expectativas. “O novo espaço foi planejado dentro da norma RDC 306, que é o regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para laboratórios. Os profissionais estão muito entusiasmados com o trabalho. Isso proporciona ainda mais motivação e qualidade ao serviço”, esclareceu.

O laboratório de análises clínicas do Huse conta com 84 profissionais entre estatutários e celetistas, concursados e contratados. Dentre eles, há 13 biomédicos e os demais são enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e recepcionistas.

Os profissionais dispõem de um espaço de convivência e um estar já programado. O técnico em laboratório, Eraldo Silva, aprovou o novo local de trabalho. “Encontramos mais comodidade tanto para os pacientes como para os funcionários. Agora, temos uma estrutura ampla e moderna. Antes, o espaço era bem restrito. Agora, esse novo espaço facilita o fluxo, a comunicação e o acesso tantos dos pacientes como dos servidores”, explicou.
Tecnologia

Os avanços no novo laboratório de análises clínicas do Huse são notados também na tecnologia avançada dos equipamentos. O espaço conta com um elevado complexo tecnológico com microscópios, analisadores bioquímicos, hematológicos, microbiológicos, aparelho de hemocultura, entre outros.

Deborah Karlla reforça que a modernização do laboratório também obedece ao controle de qualidade diário e externo, dentro da norma RDC 306. “Com a modernidade e a tecnologia dos equipamentos, o tempo resposta dos exames é mais célere, o que é fundamental na investigação da equipe médica. Quanto mais rápido obtivermos os resultados dos exames, logo iniciaremos os tratamentos necessários a cada paciente”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.