Governo, MDS e Unit realizam Oficina de Alinhamento do CapacitaSuas
Nesta segunda-feira, 15, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Universidade Tiradentes (Unit) realizam a Oficina de Alinhamento da equipe docente contratada para execução dos cursos ofertados no âmbito do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas). O evento acontece até as 16h30, na sala 26, Bloco F, da Unit.
O CapacitaSuas tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores.
O programa é uma estratégia do Governo Federal para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS, visando o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.
Em Sergipe, o programa acontece através do convênio entre Seides e Unit, como mecanismo para fortalecer o Sistema Único da Assistência Social no Estado. Técnicos e gestores do Suas serão capacitados para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do Governo como Brasil Sem Miséria, Viver Sem Limite e Crack: É Possível Vencer.
“O MDS tem investido na formatação de uma política nacional, que inclusive já foi aprovada nacionalmente, incluindo a aprovação do CapacitaSuas. O programa foi criado devido a preocupação dos gestores da política de assistência social em fortalecer esses serviços, que foram ampliados e precisam de qualificação para oferecer um melhor atendimento para os usuários do Suas”, destacou Neusa Malheiros, assistente social da Seides e coordenadora do CapacitaSuas em Sergipe.
Segundo o coordenador de Extensão da Universidade Tiradentes, Gilton Fraga, em torno de 15 professores da Unit, das áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito e Finanças estão recebendo a capacitação. “Após a oficina iremos realizar um refinamento desses professores para alinhar ainda mais o discurso, e assim começar o processo de capacitação das comunidades dos municípios. A população receberá a capacitação na universidade e as aulas serão dividas em módulos. As prefeituras indicarão as pessoas que irão participar do curso. Dessa forma, essas pessoas terão a responsabilidade de multiplicar o conhecimento em seus municípios” destacou.
A conferência é proferida pelo coordenador Geral de Disseminação MDS, Antônio de Castro, que explicou os principais pontos abordados. “No CapacitaSuas nós estamos oferecendo três cursos. Um para servidores do Centro de Referência de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, sobre o provimento dos serviços e benefícios da Assistência Social, outro curso sobre gestão financeira e orçamentária do SUAS, e por fim, um sobre construção de indicadores, para a construção dos planos municipais de Assistência. Estou aqui para contribuir com a oficina de alinhamento, no debate, na discussão da perspectiva pedagógica, que orienta a implementação dos cursos”.
A professora acadêmica dos cursos de Serviço Social e de Administração da Universidade Tiradentes, Maria José Coutinho, destacou do curso para sua área. “A qualificação profissional é fundamental, no que diz respeito ao aspecto de tornar o conhecimento uma atividade do nosso dia-a-dia, enquanto profissional, em sala de aula. Também podemos ter um contato com a realidade de Sergipe, no que concerne a política de assistência e poder trazer isso para o debate acadêmico”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo
- MDS e Unit realizam Oficina de Alinhamento do CapacitaSuas – Fotos: Edinah Mary/Inclusão Social