Governo leva pavimentação para o Pontal da Praia em Indiaroba
Conhecido por ser passagem para Mangue Seco, uma das praias mais famosas do país na divisa de Sergipe com o estado da Bahia, o povoado pesqueiro do Pontal da Praia, localizado no município de Indiaroba, território Sul sergipano, vai receber 24 mil metros quadrados de pavimentação granítica. Através do programa ‘Sergipe Cidades’, os recursos chegaram ao povoado que sempre desejou uma melhor infraestrutura para garantir mais conforto aos moradores da região e facilitar o acesso aos turistas que visitam o Pontal. A obra tem previsão para 120 dias, os serviços de terraplanagem começaram no início de março e já estão gerando muita expectativa na população.
Para as irmãs marisqueiras Maria Áurea do Nascimento, 70, e Neuza Silva do Nascimento, 51, a pavimentação do povoado sempre foi uma promessa antiga de vários administradores que passaram pelo município de Indiaroba. “Eu achava que ia morrer e não ia ver o calçamento chegar aqui. Entrava prefeito e saia prefeito e nada. Precisou o Governo vim fazer, e eu estou muito feliz por ver essa obra começar”, disse Maria Áurea que já faz planos de aumentar as vendas quando mais turistas chegarem.
Segundo sua irmã, Neuza Nascimento, quando a pavimentação estiver pronta os turistas vão passar mais tempo no povoado. “Eu tenho certeza que quando o acesso melhorar, os turistas vão aparecer mais. Aqui é um lugar lindo, mas infelizmente ficou esquecido. Até quem tem casa de veraneio demora para vir, porque o acesso ao povoado é ruim. E tem muita poeira, ninguém se interessa muito em abrir comércio por aqui”, esclarece Neuza.
Para o pescador Rodolfo Alves Torres Filho, a falta de pavimentação atrapalha até no sustento que vem da pesca. Ele conta que sem a pavimentação, os moradores ficam ilhados, sem estrutura para manter estoque de peixe. “Hoje só tenho condições de guardar 100 quilos de pescado. Em Pontal, um povoado tipicamente pesqueiro, não tem uma fábrica de gelo. Eu preciso atravessar de barco até o povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, para comprar o gelo. Então, eu não tenho dúvida de que a obra de pavimentação só vai trazer desenvolvimento para o povoado”, diz Rodolfo.
A dona de casa Maria das Neves Martins Pereira, 57, acompanha da janela de casa a evolução da obra e já planejava uma pequena reforma no imóvel. “Eles já passaram com as máquinas e cortaram o meio-fio, e estou na maior expectativa porque eu vou sair da poeira, e minha casa vai poder ficar mais arrumada. Além do que, quando chover eu não vou ficar mais com o pé na lama”, declara Maria das Neves.
‘Sergipe Cidades‘
Durante todo o ano de 2007, o Governo ouviu as demandas de 25 mil sergipanos dos 75 municípios. O fruto desse diálogo veio na forma de R$ 250 milhões de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outros R$ 20 milhões em contrapartida do Estado para serem investidos em todas as cidades do interior. O programa Sergipe Cidades é executado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Subsecretaria de Habitação e Programas Especiais (Subseha).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo leva pavimentação para o Pontal da Praia em Indiaroba – Fotos: Ascom/Seplan