Governo leva o ‘Sergipe mais Justo’ ao Alto Sertão
“O Sergipe Mais Justo é uma frente transversal de ataque à extrema pobreza no Estado de Sergipe e por meio da ferramenta ‘Busca Ativa’ nós vamos conseguir localizar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e fazer com que essas famílias se cadastrem e tenham cada vez mais acesso aos programas de inclusão que o Governo está oferecendo”, foi com essa afirmativa que a secretária de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social e primeira dama do Estado, Eliane Aquino, definiu o projeto de combate à extrema pobreza no Estado “Sergipe Mais Justo” e sua principal ferramenta o “Busca Ativa” na manhã da terça-feira, 17, no município de Poço Redondo, Alto Sertão sergipano.
Além da presença de diversos secretários de Estado para apresentarem o programa, prefeitos e secretários municipais foram convidados para conhecerem o plano de ações do Estado direcionado ao território Alto Sertão e sensibilizarem os setores sociais para estabelecerem estratégias de identificação e inserção de famílias em situação de extrema pobreza, que estão fora do Cadastro Único, além de proporcionar o acesso destas famílias a diversas políticas públicas, essas ações resultam na verdadeira “Busca Ativa” idealizada e proposta pelo Governo do Estado.
Planejamento
A secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do diretor de Projetos e Pesquisas, Marcelo Giovane, apresentou detalhadamente o projeto explicando que o programa baseia-se em três eixos estratégicos: a transferência de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos. “Com a implantação do ‘Busca Ativa” o Governo leva o Estado onde o cidadão está, e não espera que ele venha até o poder público, como ocorria anteriormente. “Através do diagnóstico multidimensional nós vamos reorganizar a rede de inclusão social com uma verdadeira frente de programas, a exemplo do Sergipe Alfabetizado, Frutos da Terra, Distribuição de Sementes, Sergipe Solidário, Novos Rumos, entre outros”, destacou o diretor Giovane.
Transparência
O secretário da Agricultura José Sobral, destacou o grande número de políticas públicas que envolvem o eixo Agricultura, a exemplo dos programas de Regularização Fundiária, Assistência Técnica ao Agricultor, Distribuição de Sementes, Disponibilização de Máquinas, Distribuição de Água e Capacitação Técnica e a transparência na implantação dessas políticas. “O Governo Marcelo Déda tem o efetivo controle social, reclamações ainda existem, mas há uma limpidez concreta, os programas são discutidos com a população, com os movimentos sociais, a partir daí as famílias são identificadas, tudo isso faz o Estado ser cada dia mais transparente, não existe aqui venda ou comércio de serviço público, muito pelo contrário o acesso às políticas públicas é democrático, é transparente e tem que ser discutido assim, com a comunidade, como estamos fazendo hoje, esse é o perfil do nosso Governo”, afirmou Sobral.
Para o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo (PT), os municípios do Alto Sertão nunca passaram por uma grande ação de enfrentamento a situação de extrema pobreza como o Sergipe Mais Justo e a Busca Ativa. “Estamos contentes, pois o Governo praticamente está aqui reunido para, efetivamente, buscar as famílias em situação de miséria, é um trabalho gigante e, a partir dele, reconhecemos o zelo e o carinho com que a Gestão Estadual trata a população de Sergipe, nunca antes se fez tanto pelo Alto Sertão como o Governo está fazendo agora”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo leva o ‘Sergipe mais Justo’ ao Alto Sertão –