[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) segue firme na luta para a detecção precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Terça-feira, 23, a equipe do programa Estadual de DST/Aids  foi ao Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, para realizar o Teste Rápido nas internas. A ação segue até esta quarta-feira, 24, e pretende realizar 140 atendimentos diários.

Segundo o gerente do programa Estadual de DST/AIDS, Almir Santana, a detecção dessas doenças no Nordeste ainda é considerada tardia. Como forma de reverter essa realidade, a SES tem levado o teste para todo o estado, geralmente onde há grande concentração populacional.

“Através desse exame é possível fazer a detecção precoce dessas doenças e reduzir as complicações que elas causam. Quando o exame é positivo e o tratamento é iniciado precocemente, é possível curar a Sífilis. No caso do HIV, dá para manter uma qualidade de vida”, pontua.

Além dos Testes Rápidos, a equipe promoveu um momento de informação, no qual as internas foram orientadas quanto à importância e aos métodos de prevenção. “Alertamos para a necessidade do pré-natal na prevenção da Sífilis Congênita, que é um dos mais graves problemas de saúde pública. Também abordamos sobre as formas de contágio e esclarecemos as dúvidas de cada uma”, acrescentou Almir Santana.

Para a interna Adriane,  essa ação é muito importante. “Foi muito esclarecedor. Além de conhecermos mais sobre as formas de prevenção, podemos esclarecer nossas as dúvidas. Através de iniciativas como essa, ficamos mais informadas sobre os riscos que as DSTs causam para a saúde”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.