Governo leva festejos juninos a todos os cantos de Sergipe
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, lançou na manhã desta quinta-feira, 24, durante um café da manhã no Centro de Convenções, a programação dos festejos juninos deste ano, intitulados "Sergipe, Forró e Paixão". Entre as principais mudanças para este ano está a revitalização de quatro pólos juninos tradicionais no interior do Estado, Estância, Areia Branca, Capela e Muribeca, e o resgate das festas em outros municípios. Na capital, de 1º a 30 de junho, o Governo do Estado e o Banese vão manter o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, e entrar como principal patrocinador do Forró Caju. Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, as programações dos dois eventos não vão rivalizar. Um site especial traz informações e a programação oficial dos festejos.
"Este ano, o Governo muda a filosofia de participação do Estado no patrocínio e na organização dos festejos juninos, baseada na colaboração e na parceria com os prefeitos do interior e com a Prefeitura de Aracaju. Vamos intensificar a programação e resgatar o São João como roteiro turístico nas quatro cidades âncoras do interior", afirmou Déda. A abertura oficial do São João de Sergipe acontece no dia 31 de maio, em Areia Branca, com shows de Aviões do Forró e Jorge de Altinho. Na capital, a programação oficial do Arraiá do Povo começa no dia 1º de junho, com shows de Genival Lacerda e Adelmário Coelho.
"O São João do Estado não vai mais competir com o Forró Caju. Vamos intensificar a nossa programação no Arraiá do Povo entre 1º e 14 de junho e, com o apoio do Governo, o Forró Caju vai continuar sendo o maior evento do São João na capital e um dos mais importantes do país. Com esses recursos que serão economizados pelo Estado em Aracaju, vamos investir no resgate as festas nas cidades do interior", explicou Marcelo Déda.
Este ano, os festejos juninos também serão patrocinados pela Maratá, pela Cerveja Sol e pela Petrobras e terão o apoio cultural do G. Barbosa, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e do Banco do Nordeste. Todo o planejamento da organização e da estrutura para os festejos juninos foi elaborado por uma comissão formada pelos técnicos da secretarias de Estado da Comunicação Social, do Turismo e da Cultura.
Tradição no interior
Além de Estância, Areia Branca, Capela e Muribeca, mais 28 municípios do interior entram no roteiro do Governo do Estado para o resgate dos arraiás, quadrilhas e outras tradições juninas. "Nosso objetivo é destacar as cidades do interior como destinos turísticos durante o período junino para criar uma política forte de valorização da identidade cultural dos sergipanos e de divulgação nacional", disse o governador.
Em Areia Branca, o Governo e o Banese vão ajudar o município a reviver o ‘São João de Paz e Amor’. Na programação, já estão confirmados, entre as diversas atrações, shows de Aviões do Forró (31/05), Genival Lacerda (23/06) e Elba Ramalho (27/06). Em Estância, será resgatando a corrida do barco de fogo. Lá, a programação começa dia 31 de maio, com show da banda Calcinha Preta, e se encerra no dia 30 de junho, com show de Adelmário Coelho.
De acordo com o presidente do Banese, João Andrade, o banco vai atuar de forma integrada para dar todo o suporte necessário aos festejos dos 32 municípios do interior. Esse esforço conjunto vai revitalizar o São Pedro de Muribeca e a Festa do Mastro, em Capela, com shows de Alceu Valença, Zé Ramalho e Flávio José.
Durante o período de muito forró, canjica e fogueira, o Governo do Estado também vai patrocinar a Festa do Caminhoneiro, de 10 a 13 de junho, em Itabaiana, e o Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, que acontece de 28 de junho a 1º de julho. Entram também nesse circuito de apoio o ‘São João de Todos’, em Itaporanga D’Ajuda, de 17 a 31 de junho e a tradicional ‘Festa do Milho’, em Rosário do Catete, de 15 a 17 de junho.
Arraiá do Povo
Na capital, o Governo do Estado vai manter, de 1º a 30 de junho, na Orla de Atalaia, o Arraiá do Povo. Será montada uma superestrutura com palco, cidade cenográfica, espaço de comida típicas, artesanato, folclore e bares. A programação segue intensa até o dia 14 de junho, com shows de atrações nacionais, como Genival Lacerda, Quinteto Violado e Adelmário Coelho.
A partir do dia 15 de junho, os festejos se intensificam no interior do Estado e no Forró Caju, que acontece na Praça de Eventos Hilton Lopes, no Centro da capital. Na segunda quinzena de junho, o Arraiá do Povo continua funcionando, com apresentações de cantores locais, quadrilhas, bandas de pífano, repentistas e casamento caipira.
No total, o Arraiá do Povo abrigará a apresentação de 48 quadrilhas, 41 trios pés-de-serra, 56 artistas locais, 16 artistas nacionais e 15 grupos folclóricos. "Este ano vamos também reabrir o Gonzagão, no conjunto Augusto Franco, que sempre foi um espaço da nossa tradição", complementou o governador. A reabertura do espaço acontece no dia 24 de junho, com show do cantor Genival Lacerda.
Estiveram presentes no lançamento dos festejos juninos a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhado da primeira dama do município, Indira Amaral, prefeitos de diversas cidades do interior, secretários de Estado, o gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, o gerente regional da Coca-Cola, Lúcio Roberto Santos, além dos gerentes do G.Barbosa, Eduardo Maia, do Setransp, José Carlos Amâncio, e do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento. Também participaram do lançamento, integrantes de quadrilhas, cantores e grupos de forró e Trade Turístico Sergipano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo leva festejos juninos a todos os cantos de Sergipe – Foto: Márcio Dantas/ASN