[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O projeto ‘Sergipe de Todos’, pensado a partir das diretrizes do Governo do Estado de interiorização e integração, chegará ao município de Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano, nesta sexta-feira, 28, e no sábado, 29. Um projeto integrado entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada, que levará ao interior do Estado serviços, oficinas e, principalmente, informação. Representantes de todos os órgãos envolvidos no projeto se reuniram na tarde desta terça-feira, 25, no auditório da Empresa do Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese) para ajustar os últimos detalhes da primeira edição do evento.

Coordenado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o ‘Sergipe de Todos’ também pretende aproximar o cidadão do Governo. "É uma grande ação de integração que vai levar principalmente informação para população. O que o Governo quer não é simplesmente passar dois dias no município. O que queremos é que a população fique informada sobre que órgãos são responsáveis por resolver suas demandas, onde eles estão e como devem procurá-los", afirmou a primeira-dama.

Os cidadãos que procurarem o ‘Sergipe Todos’ poderão contar com emissão de carteiras de identidade e atestado de antecedentes criminais, fazer suas críticas e sugestões para a Ouvidoria Geral do Estado, obter informações sobre programas como Bolsa Família e Erradicação do Trabalho Infantil, abrir contas no Banese, dentre tantas outras ações. O projeto será montado na Praça Prefeito Filemon Bezerra Lemos. Na sexta-feira, o atendimento será feito das 9h às 17h. Já no sábado, o horário é das 8h às 15h.

Segundo a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, o ‘Sergipe de Todos’ simboliza uma marca da atual administração que é a interiorização. "O Governo do Estado trabalha a partir de um planejamento territorial participativo e com foco na diversificação dos investimentos e na interiorização do desenvolvimento. Além de ser um convite para que as pessoas conheçam o Governo, é uma oportunidade para que as pessoas se apropriem da administração pública, que é de todos. A participação popular será potencializada a partir da presença em cada município pelo qual o projeto passar", declarou Eloísa Galdino.

A necessidade de levar informação foi diagnosticada durante as conferências do Planejamento Participativo. "As pessoas sentiam dificuldade de ter acesso aos serviços do Governo, de conhecê-los e de identificar quais as instâncias desses serviços", explicou Kadydja Albuquerque, assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom e integrante da coordenação do ‘Sergipe de Todos’.

Os órgãos também levarão suas ouvidorias para que a população possa fazer críticas e enviar sugestões. "Queremos receber reclamações e dar encaminhamento a elas. Vamos passar as informações para que cada setor dê retorno ao cidadão, para que ele saiba até onde pode contar com o Governo e como proceder para procurar o serviço. As pessoas têm a impressão de que a ação do Governo fica na capital e que só terão acesso aos serviços se vierem à capital. Queremos desmistificar isso", disse o secretário-adjunto de Cultura e coordenador operacional do projeto, Marcelo Rangel.

Parceiros

Além dos órgãos estaduais, como o Banese, são parceiros do projeto o Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi.

"Eu queria agradecer a participação de cada um. Fomos muito bem recebidos e todos que procuramos reconheceram a necessidade da ação. Agora é fazer com que a participação de todas as entidades chegue à população mais necessitada", finalizou a primeira-dama, Eliane Aquino.

Veja os principais serviços e oficinas do ‘Sergipe de Todos’

Banese
Linhas de crédito
Adesão ao Ponto Banese
Banese Card
Abertura de contas no Banese

Agropecuária
Cadastro de adesão do garantia safra
Declaração de Aptidão do Agricultor – DAP
Declaração para aposentadoria rural junto ao INSS
Declaração de propriedade de terra para acesso aos créditos bancários
Declaração de cadastro de imóvel para o INCRA
Emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA
Degustação de sucos alternativos e distribuição de receitas
Oficina de produção de cosméticos
Feira da agricultura familiar
Distribuição de mudas frutíferas

Segurança Pública
Emissão de carteiras de identidade
Troca da Carteira de Identidade
Emissão de atestados de bons antecedentes

Justiça e Cidadania
Atendimento ao Público
Audiências Conciliatórias
Informações e orientações ao consumidor

Informações sobre
Censo previdenciário
Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Formalização de Empresas
PSDI – Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
PBIC Júnior – Programa de distribuição de bolsas de estudos para alunos de ensino médio
Serviços de Metrologia
Emissão de Certidões Simplificadas
Constituição e alteração de Empresas Análise de amostra de solos e água (poços artesianos)
Planejamento Participativo
Programa Casa Nova, Vida Nova
Crédito Fundiário
Campanha de combate à violência e à exploração sexual da criança e do adolescente
Cadastro de Artesãos
Campanha de informação sobre os direitos da pessoa vivendo com deficiência
Orientação para encaminhamentos para o BPC
Serviços e informações do DETRAN (ouvidoria e Consultas de serviços)
Informações sobre Passe Livre
Divulgação do Portal da Transparência

Oficinas
Oficina de uso do Fogão Solar
Oficinas de Segurança alimentar e nutricional
Oficina de Rádio
Palestra sobre Alimentação Saudável

INSS
Agência Móvel do INSS

Fecomércio/Senac/Sesc
Corte de Cabelo

Tribunal de Justiça
Emissão de Certidão de Nascimento

Incra
Cadastro e emissão do certificado de imóveis rurais

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.