Governo lança sistema que agilizará trâmite de documentos
Visando integrar servidores públicos sobre a versão 4.0 do E-doc, o Governo do Estado através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) está promovendo o evento “Gestão de Documentos Eletrônico- e-doc 1º passo”. O encontro começou nesta segunda-feira, dia 9, no auditório do Teatro Atheneu, sendo que houve mais uma apresentação na manhã e na tarde desta terça-feira, dia 10.
O Sistema para Gestão Eletrônica de Processos e Documentos (E-doc) já permitia uma avanço nas tramitações e uma economia para os órgãos públicos. A versão 4.0 proporciona mais rapidez ao sistema, melhorando a performance digital da ferramenta, com objetivo de acabar de vez com o uso do papel nos processos.
Segundo a superintendente de modernização da gestão, Deborah Arôxa, o E-doc por si já representa grande avanço na diminuição da burocracia da gestão e, através da nova versão, será possível trazer um novo conceito na administração. “O E-doc proporciona um ganho de tempo no serviço público.Com versão 4.0,totalmente digitalizada,vamos acabar com essa cultura do papel,que há tempos prende o gestor,vamos trazer para o Estado uma administração sem papel”, garante Deborah Arôxa.
Para o subsecretário de Administração e Logística Walter Lima, o E-doc representa o quão avançado Sergipe está em relação a gestão de processos. “Hoje o E-doc é uma realidade na administração direta ou indireta do Estado de Sergipe”, ressalta.
A contribuição do sistema E-doc não está restrito a área tecnológica. Através da economia de papel e redução de gastos, ele amplia seus benefícios. “O E-doc é, acima de tudo, um compromisso, uma contribuição sócio-ambiental para Sergipe”, informa o Secretário de Estado de Orçamento,Planejamento e Gestão, Jeferson Passos.
Implementação da 4.0
Para garantir a eficiência da implementação da versão 4.0, é preciso que os gestores estejam integrados das ferramentas nova plataforma, que possui mais funções à anterior. Por isso, gradativamente as novas ferramentas serão disponibilizadas, para que os servidores possam se adaptar às novidades do sistema.
Quem já utiliza o E-doc garante a eficácia do sistema. “Para acompanhar uma tramitação ficou mais fácil, trouxe mais transparência ao processo, além de deixá-lo mais ágil”, diz Andressa Araújo, gerente de Recursos Humanos da Fundação Aperipê.
Para José Luiz Martins, protocolista da Emgetis, a versão 4.0 irá captar mais documentos numa rapidez superior a anterior. “Além de diminuir os gastos,tanto de papel como de gasolina para transportar a documentação,o sistema proporciona melhoria nas condições de trabalho”. Colega de trabalho de José Luiz, o auxiliar administrativo Roberto José de Santana vê como positivas as perspectivas da nova versão. “Se o sistema já facilitava e muito nosso serviço, agora com a versão nova, a tendência é só melhorar”, comemora.
Além de otimizar o tempo,diminuindo burocracia ,o E-doc facilita a comunicação entre os gestores. É o que informa Daniel Ribeiro Couto, do Núcleo de Tecnologia da Polícia Militar. “Só tem a melhorar e tornar eficiente o serviço público, principalmente na administração.O E-doc é um caminho sem volta na área da tecnologia”, finaliza.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo lança sistema que agilizará trâmite de documentos – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag