Governo lança programa para alfabetizar 20 milhões de jovens e adultos
O ministro da Educação, Cristovam Buarque, espera que mais de 100 mil participantes ensinem a ler e escrever cerca de 20 milhões de pessoas nos próximos quatro anos. “O estudante que é um alfabetizador será um melhor profissional”, frisou o ministro. Segundo ele, as universidades poderão dar créditos em disciplinas para esses alunos. Como incentivo, Cristovam remanejou R$ 80 milhões do orçamento do ministério – já designados anteriormente a projetos de alfabetização – para aumentar a verba das universidades.
O presidente da República anunciou ainda a criação do Conselho Nacional de Alfabetização e da Década Paulo Freire de Alfabetização, que contam com o apoio da Unesco no Brasil. Segundo o ministério, existem atualmente um milhão de pessoas em processo de alfabetização.
Durante a solenidade foram assinados oito protocolos de intenções com instituições de ensino, de estudantes e com empresas. Um Labirinto da Alfabetização foi montado pelo ministério em frente ao Palácio do Planalto. O labirinto pretende mostrar situações vivenciadas pelos analfabetos no dia-a-dia, quando eles não conseguem, por exemplo, ler uma bula de remédio ou uma placa de sinalização.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comprometeu-se a assumir sozinha 10% da meta por meio do Sesi, ou seja, alfabetizar 2 milhões de pessoas nos 2.730 centros de atividade e em igrejas e empresas.
Clipping: Site Terra / O Estado de S. Paulo / Gazeta do Povo-PR / Diário do Pará / A Notícia-SC / Hoje em Dia-MG[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]