[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Conhecer informações relativas a temas como saúde, educação, agropecuária e Produto Interno Bruto (PIB), observar a caracterização geral de todos os territórios do Estado, saber mais sobre indicadores sergipanos comparados ao Nordeste e ao Brasil. Esses foram alguns dos temas tratados nesta quinta-feira, 27, durante apresentação, pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), de produtos estatísticos relacionados a Sergipe.

Os dados foram divulgados pelo secretário em exercício do Planejamento, Guilherme Rebouças, e pelo responsável pela Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) da Seplan, Marcos Vinícius Castañeda, que lançaram, com a presença da imprensa, as versões eletrônicas do ‘Anuário Estatístico’ e da compilação ‘Sergipe em Dados’.

"O processo de coleta, tratamento e divulgação das informações contidas no ‘Anuário Estatístico’ e no ‘Sergipe em Dados’ exige um trabalho que é fundamental para as ações de planejamento. Esses dados são a base do ato de planejar, através do conhecimento da realidade do nosso Estado", disse o secretário em exercício.

Anuário

Em seu 25º volume, correspondente ao ano de 2005, o Anuário Estatístico de Sergipe reúne informações selecionadas a partir do censo demográfico de 2000, incluindo levantamentos que dataram de 1998 a 2005. O documento considera a relevância desses trabalhos para subsidiar as atividades de planejamento. "A referência ao ano de 2005 não significa que os dados estão defasados. Esse período é normal para o processo de análise e tabulação das informações e para compilar e qualificar os dados", disse Guilherme Rebouças.

Ele afirmou também que, na gestão atual, a Seplan tem se comprometido profundamente com a otimização e aceleração dos processos, a fim de que a defasagem dessas informações seja no máximo de um ano.

SE em Dados

‘Sergipe em Dados’ contempla um conjunto de indicadores do Estado levantados até o ano de 2006 e estabelece comparações com dados do Nordeste e do Brasil. As informações aparecem em forma de tabelas, gráficos, mapas e séries históricas, mostrando a evolução social e econômica de Sergipe.

O documento mostra, por exemplo, que em 2005 a atividade industrial contribuiu para a formação do PIB do Estado de Sergipe com 30%. Também é relevante o crescimento da produção de cimento em 1,65%, comparando-se a 2004.

Já a pecuária registrou no período de 2003 a 2005 um crescimento médio de 17,9%, com destaque para os caprinos e ovinos. Na agricultura, de acordo com o documento, a mandioca apresenta-se como o quarto produto mais importante do Estado, com 32.184 hectares de área colhida.

Também em 2005, enquanto a média nacional de analfabetismo registrada na população acima de 15 anos de idade era de 23,5%, em Sergipe esse número chegou a 34,1%. "Todas essas informações não terão o valor que a gente espera se não forem divulgadas, publicadas e se tornarem de conhecimento, não só dos órgãos públicos que precisam delas, como também da população em geral", afirmou Castañeda.

Os produtos serão publicados eletronicamente para download nos sítios da Seplan (www.seplan.se.gov.br) e da Agência Sergipe de Notícias (www.agencia.se.gov.br).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.