Governo lança a Olimpíada Ambiental de Sergipe
Com a presença maciça de estudantes das redes pública e privada, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo, lançou, nesta segunda-feira, 5, a 1ª Olimpíada Ambiental de Sergipe. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Frente em Defesa das Águas de Sergipe, faz parte da programação do Dia Mundial da Água, que é comemorado no dia 22 de março. O tema central é "Lidando com a escassez de água".
"O objetivo do novo governo é estimular a reflexão sobre a construção de um meio ambiente equilibrado e um mundo mais justo", disse Márcio Macedo, ao abrir evento no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. "É uma mobilização em favor da vida", acrescentou o secretário.
Poderão participar da Olimpíada Ambiental todos os alunos e professores das instituições de ensino do Estado. As inscrições vão até 16 de março para as instituições e até o dia 30 deste mês para alunos e professores. Para inscrever-se é só acessar o site oficial da Olimpíada.
A competição se dará em quatro modalidades: ciência, arte, produção de textos e projetos. Serão aceitos resumo de estudos, trabalhos em pintura ou em qualquer outra manifestação artística, textos em estilo literário e projetos pedagógicos, cujos conteúdos sejam ligados ao tema da olimpíada. Os primeiros colocados em cada modalidade receberão o troféu ?Manoel Dionízio Cruz? e R$ 500 em caderneta de poupança. A premiação ocorrerá no dia 5 de junho deste ano, no encerramento da Semana do Meio Ambiente.
Homenagem
O nome do troféu é uma homenagem a um pequeno agricultor de Poço Redondo (SE) que mobilizou a sua comunidade para valorizar o meio ambiente, com inclusão social. Dionízio Cruz lutou pela criação do assentamento Barra da Onça, um dos primeiros de Sergipe. Empenhou-se na recuperação do riacho Jacaré, divulgou o potencial histórico e ambiental das matas de Angico e foi o responsável pela manutenção da Cavalhada, manifestação cultural do sertão sergipano. Dionízio morreu assassinado em 2005, aos 53 anos.
Para o promotor de Justiça Eduardo Matos, um dos coordenadores da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, os jovens têm um papel importante no debate sobre a preservação do meio ambiente. ?A nossa geração falhou, cabe a vocês corrigir os erros para salvar o planeta?, disse ele durante a solenidade de lançamento da Olimpíada Ambiental. ?Mudar o futuro da Terra começa por aqui, na localidade?, acentuou.
Participação
"A Olimpíada é um meio saudável de envolver alunos e professores na discussão em torno do futuro da vida em nosso planeta, porque estimula o conhecimento e desperta para a conscientização sobre um tema vital para a humanidade, que é a preservação dos recursos naturais", comentou o presidente da Federação das Escolas Particulares de Sergipe (Fenen), Joaquim Macedo.
Coordenador da Olimpíada Ambiental, o jornalista Osmário Santos, idealizador e coordenador geral da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, disse que esse é um momento para ser abraçado com entusiasmo pelos estudantes e professores sergipanos. "A Olimpíada é de vocês, façam o melhor e promovam a causa da defesa das águas contra qualquer tipo de agressão", incentivou.
Entre as instituições públicas e privadas que apóiam a realização da Olimpíada Ambiental estão a Petrobras, Fenen, TV Sergipe, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria Municipal da Educação, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e as Secretarias de Estado da Educação, da Cultura e da Comunicação Social, cuja secretária, Eloísa Galdino, esteve presente à cerimônia no Teatro Tobias Barreto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo lança a Olimpíada Ambiental de Sergipe –