[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está investindo R$ 1,4 milhão, com recursos próprios, em obras de ampliação do abastecimento de água na Grande Aracaju. Mais de 48 quilômetros de extensão de rede nova começaram a ser implantadas em Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e na capital sergipana. A medida, que começou a ser colocada em prática há um mês, garante o avanço no processo de universalização do saneamento.

“A Deso levará água com qualidade e continuidade para uma população que estava à margem desse beneficio”, explica o engenheiro Civil da Companhia, Marcelo Batista Santos, que atua na Gestão das Unidades de Negócios Metropolitanas. Ele afirma que o projeto de ampliação de rede se baseou em cada uma das solicitações feitas pelos clientes. Para chegar a universalização, só em Aracaju, é necessário atender a uma demanda de 0,94% de ligações novas, isso desconsiderando a corrente expansão urbana.

As obras têm prazo de execução de um ano e meio, período em que os moradores das cidades metropolitanas, além de áreas afastadas em Aracaju, serão contemplados com o acesso à água tratada e de qualidade. Para Helenilton Alves Silva, representante empresa contratada pela Deso para implantação da rede, este serviço vai atender ao desejo antigo da comunidade, regularizando toda a rede de abastecimento de água da Grande Aracaju.

Água limpa

Acomunidade do povoado Piabetinha, localizada no Complexo Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, já começa a ver os bons frutos das obras. “Pessoas de bairros como esse adquiriam água de forma irregular, sem tratamento nenhum. Agora, além de atender um sonho dos moradores, a implantação da rede de abastecimento vai regularizar a situação com a garantia de mais saúde proporcionada por água potável”, comenta.

Em três semanas, 1,5 quilômetros de tubulações foram colocadas na Piabetinha para levar água às torneiras de famílias que antes não conheciam o valor deste trabalho. “Pegar água em poço e ficar a madrugada acordada para garantir a água no outro dia já tinha virado rotina para muita gente do bairro. Com a chegada da Deso, não teremos mais preocupação com isso. Sem falar, que agora a gente tem é água limpa nas nossas torneiras”, destacou a dona de casa Sueli Santos Castro, moradora do Piabetinha há 13 anos.

Já o morador Humberto José Farias Júnior acredita que os investimentos em saneamento proporcionaram cidadania. “A dificuldade era grande de tomar um banho de chuveiro ou lavar roupa durante o dia, pois com a rede de água irregular a gente não tinha garantia de nada. Agora sei que vou pagar por algo de qualidade, que trouxe vantagem para mim e para minha família. Eu também vou poder usar a conta de água como um comprovante de residência”, comemora o cidadão.

O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, defende que a maior riqueza das obras de saneamento básico é poder assegurar dignidade à vida humana. “O trabalho executado diariamente pela Deso visa possibilitar que fornecimento de água potável funcione com eficiência e segurança para os sergipanos. Isso permite que as pessoas tenham as demandas básicas de sobrevivência atendidas”, destaca Ferrari.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.