[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Campanha de Vacinação Anti-Rábica, em Sergipe, teve início nesta segunda-feira, 9, e tem o objetivo de vacinar os cães e gatos das zonas urbana e rural dos 75 municípios sergipanos. A iniciativa segue até o dia 18 de outubro em todos os postos de saúde.

Segundo Monique Santana, coordenadora do Programa Estadual da Raiva, a meta do Ministério da Saúde (MS) para 2013 é vacinar 85% dos 251.401 cães e gatos existentes em todo o Estado. “Para que Sergipe continue atingindo a meta e protegendo a sua população, é necessário o trabalho e empenho de todos os municípios para mobilizar os proprietários para que levem seus animais até os postos de vacinação”, alertou.

A raiva mata. É uma doença letal transmitida aos humanos por mamíferos contaminados, comprometendo o sistema nervoso central. Em Sergipe, o último caso de raiva foi notificado em 2005.

“Como forma de manter o controle, a dose deve ser renovada anualmente nos animais com idade acima dos três meses”, reforça Monique Santana.

De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio Góes, os principais sintomas da raiva em humanos são: paralisia de membros inferiores que se estende a todo o corpo, depressão mental, agitação, sensação de mal estar, febre, salivação intensa e contrações dolorosas da garganta e do aparelho vocal. Nos animais, os principais sintomas envolvem um comportamento furioso, paralisia e a salivação excessiva.

Segundo o médico, o método mais eficaz de proteção contra a doença é a vacina. “Ao ser agredido, arranhado ou lambido por qualquer um desses animais, o cidadão deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próximo ao local do ocorrido para que possa passar pela avaliação dos profissionais e iniciar o tratamento adequado”, explicou.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.