[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sempre preocupada em assegurar a saúde dos recém-nascidos, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) vem aplicando, no âmbito hospitalar, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) logo após o nascimento do bebê, conforme preconiza a portaria 452 do Ministério da Saúde.

Ao todo, cerca de mil doses da vacina foram administradas de janeiro a junho deste ano na unidade. O processo vacinal na MNSL é feito em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde de Aracaju.

A vacina do BCG é uma ferramenta fundamental a para a prevenção da tuberculose,  doença infecciosa bacteriana contagiosa que afeta os pulmões e  pode disseminar para outros órgãos. A patologia  pode ser contraída  ao inalar gotículas de ar provenientes de uma tosse ou um espirro de uma pessoa infectada.

A enfermeira e gerente do ambulatório de Follow UP da Maternidade Nossa Senhora Lourdes, Magda Dórea, lembra quais são as indicações necessárias para que o bebê possa ser imunizado de acordo com o Manual de Normas para o Controle de Tuberculose.

“Os recém nascidos são vacinados na MNSL desde que tenham peso igual ou superior a 2 Kg e boas condições clínicas. Os bebês filhos de mães HIV positivas poderão ser vacinados, desde que não apresentem sinais e sintomas de AIDS. Nestes casos, as mães devem sempre procurar os centros de referência”, ressalta.

Magda ainda explica que “muitos bebês apresentam um estado clínico favorável para alta médica antes mesmo de completar dois quilos. Nestes casos, quando o bebê vem para a primeira consulta no ambulatório de Follow Up, é encaminhado imediatamente para poder receber a dose vacinal”, esclarece.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.