Governo inicia turmas do Programa de qualificação Novos Rumos -2013
Foram iniciados em julho os cursos do programa de Qualificação Profissional Novos Rumos- 2013, executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Inicialmente, foram abertas turmas de Informática Básica, Informática Avançada, Pedreiro Polivalente, Instalador Hidráulico, Pintor Imobiliário com Textura em Parede e Instalador Elétrico. Todos através de convênio firmado com o Senai.
O curso de pedreiro Polivalente é realizado no espaço paroquial da Igreja Católica do bairro Santos Dumont, em Aracaju, para 20 alunos, com duração de dois meses. A aluna, Maria Senhora Lima, de 50 anos, disse ter feito questão de participar das aulas. “Estou reformando minha casinha com muito sacrifício. Agora pretendo terminar a reforma com o aprendizado que estou adquirindo no curso. As aulas são muito boas”.
Durante o curso, os alunos têm uma capacitação inicial com componentes teóricos e recebem orientações sobre saúde, meio-ambiente, segurança, além de conhecer os tipos de ferramentas que vão ser utilizadas no curso. Márcio Thomas, instrutor do Senai do curso de pedreiro polivalente, explica a metodologia das aulas. “Eles aprendem como utilizar esses materiais, os cuidados que devem ser tomados, além de orientações de como calcular a quantidade de material que será gasto na obra. Em seguida, partimos para a parte prática, ensinamos como fazer o alicerce de uma casa, os tipos de fundações utilizadas. O aluno sai com uma base importante para enfrentar o mercado de trabalho”, garante.
Para o porteiro Jeanderson dos Santos, de 32 anos, o curso é uma oportunidade para mudar de profissão. “Há 13 anos trabalho como porteiro e queria novas chances para minha vida. Esse curso foi fundamental, pois pretendo me aperfeiçoar e mudar de ramo. No momento, não teria como pagar um curso particular, por isso essa chance foi muito importante para mim”.
O Governo do Estado, através da Seides, realiza reuniões com empresários sergipanos com o intuito de identificar quais as principais demandas para aporte de mão de obra no mercado de trabalho. Um das áreas com maior capacidade de absorção tem sido a da construção civil. Nesse sentido, o coordenador do Programa Novos Rumos, Melquíades Freitas, alertou os alunos sobre a importância de aproveitar todo o conhecimento repassado durante o período de aprendizado. “O profissional pedreiro, qualificado, é um dos mais requisitados pelo mercado. Por isso, o Governo abriu vagas para qualificar, gratuitamente, a população pobre e extremamente pobre nesse ramo como forma de oportunizar seu ingresso no mundo do trabalho formal”, destacou.
Executado com recursos próprios do Governo do Estado, o Novos Rumos já atendeu, somente nos últimos quatro anos, a 10.253 pessoas. Resultado de um investimento de mais de R$ 2,7 milhões. Através do programa, muitos sergipanos já garantiram empregos. Foi o que destacou a líder comunitária do bairro Santos Dumont, Rosemeire de Oliveira, responsável em articular com a Seides os cursos para a comunidade. “Sempre estou em contato com a Seides, buscando trazer novos cursos para o pessoal do bairro. Felizmente, essa parceria tem dado muito certo e só tenho a agradecer”.
Até o final de outubro de 2013, a Seides abrirá mil vagas, sendo 660 em Aracaju e 340 na grande Aracaju. Os cursos são realizados nos Espaços Novos Rumos, entidades religiosas e associações comunitárias.
Informática
No Espaço Novos Rumos no Conjunto Bugio, acontece o curso de Informática Básica e Avançada, pela manhã e pela tarde.
“Os alunos que já estão na fase de informática avançada já possuem um conhecimento sobre assunto. Aprofundamos as informações para aqueles que pensam em trabalhar em escritório, por exemplo, pois utilizam as funções do computador como editores de texto, apresentação multimídia, planilha eletrônica, internet, Word e Excel avançados. Um curso de informática é fundamental para vida de qualquer profissional”, ressaltou Maurício Souza, instrutor de Informática Básica e Avançada do Senai.
A aluna do curso de Informática Avançada, Rita de Cássia Rodrigues, de 43 anos, já passou pelo básico e agora pretende aprofundar o conhecimento. “Foi maravilhoso o curso básico e estou aprendendo muito no avançado. Assim que me formar, vou procurar emprego, aproveitando meus novos conhecimentos. É muito bom ter qualificação”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inicia turmas do Programa de qualificação Novos Rumos 2013 – Fotos: Edinah Mary/Seides