Governo inicia programa de habitação em Salgado
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), deu início à política de habitação com o programa ‘Minha Casa, Meu Canto’. "A habitação é o foco dos três eixos da nossa secretaria, que são a assistência social, a inclusão produtiva e a segurança alimentar. Este programa vai muito além da casa propriamente dita, pois vamos trabalhar as potencialidades e talentos de cada comunidade, buscando a geração de renda", explicou a secretária Ana Lucia Menezes.
O programa começa pelos povoados Tombo Goreti e Tabuleiro do Mendonça, no município de Salgado. Serão 15 casas, sendo nove no Tombo e seis no Tabuleiro. "Vamos tentar incluir ainda mais cinco casas, pois verificamos que outras 16 precisam entrar no projeto", disse a secretária.
Na tarde de domingo, 15, uma equipe da Seides esteve no Tombo Goreti para uma reunião com a comunidade. O objetivo foi conhecer e conversar sobre as necessidades locais. Foram observados vários pontos, desde os riscos aos moradores, pois vivem à beira da rodovia, até os talentos e potencialidades produtivos. "Aqui existe o beijuzinho, uma comida típica local, e fomos informados que o barro daqui é de boa qualidade, o que nos permite desenvolver projetos de artesanato com cerâmica, além de aprimorar o que eles já sabem", explicou Ana Lucia.
Os moradores informaram também que algumas famílias já fazem artesanto a partir da palha e do cipó. "Uma forma de ajudar a gerar trabalho e renda é revitalizar o turismo de Salgado, com o balneário, pois atrai muita gente, movimentando a cidade e o comércio de produtos locais", disse o professor Ginaldo Francisco dos Santos, que trabalha com a comunidade.
Projeto
O Setor de Habitação da Seides e a Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Tombo vão fazer o levantamento de uma área para construir, junto com o Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop), as 16 habitações. "Existe uma área na Colônia do Tombo que deveria ser um campo de futebol. Como o terreno não era apropriado, pode servir para a construção do conjunto, tirando as pessoas que moram entre a rodovia e a linha do trem, constantemente expostas a perigos", disse José Aécio de Jesus, secretário da Associação Comunitária.
Segundo Ana Lucia, será construído neste conjunto um espaço de convivência cultural e social, que será referência da comunidade para o trabalho coletivo e o desenvolvimento comunitário, com equipamentos de lazer para crianças e adolescentes, cozinha e horta comunitárias. "Vamos trazer cursos e orientações na agricultura e artesanato para estimular a auto-sustentabilidade desta comunidade", explicou a secretária.
O objetivo do ‘Minha Casa, Meu Canto’ é garantir melhores condições habitacionais e sociais para a população em vulnerabilidade social, como a família de dona Francisca, que mora numa casa de taipa de dois cômodos. Ao todo, 17 pessoas compõem a família, sendo três adultos e 14 crianças, que dependem do benefício da avó.
"É esta a realidade que precisamos mudar. Não adianta melhorar a situação da casa, mas oferecer formas de estas pessoas se manterem com dignidade, gerando renda, acesso à educação de qualidade, saúde e melhores condições de vida", finalizou a secretária. As obras nos povoados de Salgado devem começar até o início de agosto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inicia programa de habitação em Salgado – Foto: Edinah Mary/Seides