Governo inicia organização dos festejos da Semana da Pátria
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início à organização das comemorações da Semana da Pátria 2013. Com a definição do tema Pátria Amada Brasil, a Seed divulgou em reunião realizada nesta quinta-feira, 25, a portaria assinada pelo secretário Belivaldo Chagas, em que são definidas as regras e normas da festa cívico-militar. O anúncio foi feito durante reunião com os professores, técnicos e coordenadores de escolas das redes pública e privada, realizada no Complexo Administrativo da Seed.
Como ocorre anualmente, o Desfile Cívico-Militar terá início às 8h, com encerramento às 12h, saindo da altura da praça Camerino, percorrendo a avenida Barão de Maruim e encerrando na praça da Bandeira. O desfile estudantil tem duração prevista de duas horas, e nenhuma unidade civil pode fazer demonstrações paradas durante o percurso delimitado.
Na ocasião da reunião, a Seed fez o sorteio da ordem das escolas que irão desfilar. A princípio, participaram do sorteio 18 unidades de ensino, mas o número total de escolas ainda será definido. Pela portaria, está definido que 20 escolas participarão representando a Diretoria de Educação de Aracaju. A Diretoria Regional de Educação 8, que abrange os municípios da Grande Aracaju, será representada por três unidades; seis unidades irão representar a rede particular e as redes municipal e federal terão uma representação cada. Este ano a rede estadual contará com dois carros temáticos e oito alegorias de mão.
A representação dos órgãos comunitários só será possível mediante inscrição na Comissão de Educação Moral e Cívica da Seed até o dia 12 de agosto, havendo sorteio se a procura for superior a quatro unidades.
Preparação
A secretária adjunta, Hortência Maria Pereira Araújo, participou da reunião e destacou a importância de preparar os alunos nesse momento que antecede os desfiles. “Como educadores, nós precisamos aproveitar esse período que antecede os desfiles para trabalharmos nas escolas pedagogicamente a questão do civismo. Ensinar aos alunos o significado e o sentido das palavras do Hino Nacional, ensiná-los a cantar também o Hino de Sergipe, além de trabalhar com os estudantes os valores éticos e morais que estão vinculados à sociedade e que ao longo do tempo vêm se perdendo, é de fundamental importância para a formação de futuros cidadãos”, disse.
A coordenadora da COMOCI, professora Maria Hermínia Caldas, ressaltou que “a gente precisa trabalhar o brasileiro no aspecto moral, disciplinar e constituir novos elementos para a melhoria desse país que clama por algo melhor. E é o homem que deve se modificar para torná-lo mais digno das aspirações brasileiras”.
Abertura
O coordenador do Cerimonial, Almir Garcez, explicou também que a abertura da Semana da Pátria será no dia 1º de setembro, na Praça Fausto Cardoso. O Departamento de Educação Física (DEF) se encarregará de conduzir o Fogo Simbólico da Pátria, ocasião em que será acesa a pira em praça pública.
Participação
Os representantes das escolas que participaram da reunião destacaram a necessidade de os alunos participarem do desfile. A diretora da Escola Estadual Valnir Chagas, Adenilde Nascimento Araújo, disse que “esse é um momento importante do civismo, em que fazemos questão de passar para os nossos alunos a importância de sermos patriotas e de exercermos a cidadania”.
Já a coordenadora do Colégio Pio X, Mônica Andréa Oliveira, afirmou que o desfile é sempre muito esperado pelos alunos. “É importantíssimo. A gente ensaia o ano todo pensando nesse momento. Sempre participamos”, ressaltou.
Jussara Maria Melo, diretora do Colégio Estadual Gonçalo Rolemberg Leite, enfatizou que “os alunos gostam e se empenham bastante. Acho fundamental que eles participem, porque acabam aprendendo sobre o patriotismo”.
- Governo inicia organização dos festejos da Semana da Pátria –