Governo inicia debate sobre Gestão Democrática nas escolas
O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 2, a discussão da gestão democrática nas escolas públicas da rede estadual de ensino, durante a realização do 1º Fórum de Gestão Democrática. O evento foi realizado no auditório do Complexo Desportivo do Sesi. Participaram gestores, professores, pais e responsáveis dos alunos, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e a comunidade em geral.
O objetivo do fórum é discutir, com especialistas, propostas para a elaboração do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a regulamentação da gestão democrática. Além disso, o evento buscou fazer com que uma reflexão sobre o papel social da escola no contexto de educação cidadã.
O secretário de Educação, professor José Fernandes de Lima, afirmou a importância de discutir o assunto de forma ampla, com a participação direta do Governo do Estado. Para ele, a participação da comunidade nas decisões da escola vai contribuir com as mudanças necessárias para sua transformação. "Essa é uma luta travada nas unidades de ensino pelos alunos, professores e pais de alunos", disse o secretário.
Lima ressaltou que a Secretaria de Educação está efetivando os debates com a perspectiva de ouvir propostas e opiniões dos especialistas. Ele acrescentou que a partir deste primeiro momento, os conhecimentos passam a ser agregados para alcançar a consolidação da Lei Complementar da Gestão Democrática, que deverá ser encaminhada pelo governador Marcelo Déda para apreciação na Assembléia Legislativa. A previsão da Secretaria de Educação é que a Gestão Democrática esteja constituída nas escolas a partir de abril de 2008.
Palestrantes
O Fórum de Gestão Democrática nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino teve como palestrantes os professores Vítor Paro, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira e Liana de Melo Torres.
Vítor Paro pediu para que todos fizessem uma reflexão sobre a situação atual da escola. Segundo ele, não será possível realizar ensino se não providenciar formas mais adequadas de fazê-lo. Paro acrescentou que um dos problemas que afligem a educação no Brasil é a falta de objetivos claros. "Temos que trabalhar para a construção de seres humanos felizes, que cantam e dançam", afirmou.
A professora Maria Auxiliadora falou sobre Gestão dos Sistemas Públicos de Ensino, Gestão de Escola e da Sala de Aula. Ela ressaltou a importância da padronização do ensino, da reestruturação do campo do trabalho, entre outros assuntos relacionados à educação brasileira. Já a professora Liana de Melo destacou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) em busca da concretização de ações que garantam a gestão democrática nas escolas públicas de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inicia debate sobre Gestão Democrática nas escolas – Foto: José Santana Filho/Educação