Governo inicia cursos de qualificação profissional do programa ‘Novos Rumos’
A inclusão produtiva é um dos principais eixos para erradicar a pobreza em Sergipe. Para cumprir este compromisso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), iniciou os cursos de capacitação do Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’. Nesta segunda-feira, 5, foi a vez da comunidade do bairro Bugio, em Aracaju, participar dos cursos de corte e costura e informática básica no Espaço de Cultura e Convivência Social (Eccos) da região.
Para a representante das 25 mulheres inscritas no curso de corte e costura e presidente da Associação Comunitária do Loteamento Joel Nascimento, Edneide Rodrigues, o curso chegou em boa hora. “Agradecemos a oportunidade que o Governo de Sergipe esta nos dando. Existe entre as mulheres do Bugio a intenção de criar uma cooperativa, portanto, todas estão satisfeitas”.
A diretora do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC), Heleonora Cerqueira, explicou que o programa ‘Novos Rumos’ vai beneficiar nesta fase 2.720 pessoas distribuídas em 19 municípios sergipanos, escolhidos com base no Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF).
“Mapeamos no estado os municípios com os mais baixos IDF e, a partir daí, definimos as cidades prioritárias para esta etapa de 2011. Queremos que esta seja uma ação continuada. A expectativa de conclusão dos cursos é 30 de novembro”, explicou Heleonora, acrescentando que na primeira semana de dezembro deverá acontecer um grande evento de entrega de certificados a todos que estão sendo qualificados nesta etapa.
Heleonora relatou ainda que os cursos de qualificação tem dois eixos: o da qualificação geral ministrada pelo Senac em áreas como pedreiro, gesseiro, pedreiro de estrutura, bolos e tortas, doces e salgados, serigrafia, entre outros, e o da inclusão digital ministrado pelo Senai, com cursos de informática básica e avançada.
Os cursos de informática vão acontecer em nove escolas da rede estadual, no projeto social da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), e nos Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos) que possuem laboratórios de informática.
A coordenadora do Eccos do Bugio, Aldenise Pereira, ressaltou a importância do programa na vida da comunidade. “Com a iniciativa estamos dando realmente novos rumos às pessoas da região, ampliando sua perspectiva de futuro e chance de entrar no mercado de trabalho de forma mais qualificada”.
- Governo inicia cursos de qualificação profissional do programa ‘Novos Rumos’ – A aluna e presidente da Associação Comunitária do Loteamento Joel Nascimento
- Edneide Rodrigues