[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 27, será anunciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a criação de uma unidade de conservação da Caatinga. O anúncio ocorrerá durante a apresentação dos resultados da expedição técnico-científica às Matas do Angico, que termina nesta quinta-feira, 26. O evento será realizado no auditório da Codise, às 9h. As atividades marcam o encerramento das comemorações do Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 27 de abril.

A expedição às Matas do Angico começou na terça-feira, 24. O trabalho foi realizado por pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Ministério do Meio Ambiente, do Incra, do Ibama, da Embrapa, da Universidade Tiradentes (Unit), além de representantes do Centro Popular Zé Julião, da Sociedade do Cangaço e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Equipes interdisciplinares e interinstitucionais, além de moradores das comunidades locais, também participaram das atividades e realizaram estudos da flora e da fauna da região. Todo o trabalho teve o apoio das prefeituras de Poço Redondo e de Canindé de São Francisco e do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro).

Grota do Angico

A área de conservação da Caatinga está situada na região do Baixo São Francisco, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco. O objetivo é proteger os atributos naturais e culturais da região do Angico, além de viabilizar estratégias que harmonizem ações de proteção ambiental e de desenvolvimento regional.

Além disso, a criação da área protegida também potencializará o valor histórico e cultural da região, já que a Grota do Angico foi o ponto culminante do último combate de Lampião. Neste sentido, após a apresentação da expedição, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) fará uma exposição sobre o processo de tombamento da Grota.

Rede virtual da Caatinga

Por fim, será instalado o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Sergipe, com a posse dos seus integrantes. Além disso, será assinado o termo de adesão do Governo de Sergipe à Rede Virtual da Caatinga do Ministério do Meio Ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.