Governo inicia capacitação de 100 alunas do programa Mulheres Mil
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), promoveu na tarde desta quinta-feira, 11, na sede da instituição de ensino, a aula inaugural do curso de camareira do programa Mulheres Mil.
Além das 100 mulheres beneficiadas pela iniciativa, estiveram na ocasião, a representante do IFS, Ruthe Sales Andrade, a Gestora Estadual do programa Mulheres Mil, Nara Vieira, e a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.
“Espero que todas se esforcem para aproveitar da melhor maneira possível o curso, todo o empenho será recompensado lá na frente quando vocês estiverem inseridas no mercado de trabalho. O conhecimento é uma coisa que ninguém tira e, realizando esse curso, vocês sairão de lá com uma bagagem de saberes muito maior”, destacou Eliane, em referência às alunas presentes.
A pró-reitora de extensão e representante do IFS, Ruthe Sales, disse que a realização e conclusão do curso de camareira é a melhor opção para a inserção instantânea no mercado de trabalho. “É uma área que necessita urgentemente de funcionários e foi pensando nisso que inserimos o curso nesse projeto, para que essas mulheres tenham essa oportunidade”.
Para a dona de casa, Maria São Pedro, o curso de camareira é mais um para ser somado ao seu currículo. Além de já ter sido voluntária durante cinco anos, pretende futuramente fazer faculdade de veterinária. “Atualmente eu faço curso de informática, estudo ensino médio e ainda vou entrar para esse de camareira. Quanto mais conhecimento melhor, toda oportunidade que aparece eu agarro”, conta.
A doméstica e benefiária do projeto, Clara Angélica Teles, de 40 anos, acredita que não terá dificuldades para assimilar o conteúdo do curso. “Como já trabalho em casa de família há muito anos, tenho experiência com a limpeza dos ambientes, acho que vou gostar muito das aulas. Estou ansiosa pelo curso e tenho esperança de conseguir assinar minha carteira de trabalho”, ressalta.
A sociedade entre a Seides e o IFS tem prazo de dois anos e as responsabilidades do programa serão divididas entre ambas as partes. A capacitação terá duração de 10 meses com duas aulas semanais que inicialmente atenderá somente mulheres residentes da comunidade do Santa Maria.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inicia capacitação de 100 alunas do programa Mulheres Mil –