[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais duas Feiras da Agricultura Familiar serão implantadas na próxima semana nos municípios de Estância, dia 19, excepcionalmente na inauguração, a partir 16h30 e Indiaroba, dia 21, a partir das 6h30. O projeto é uma iniciativa executada pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Em Estância, nas outras edições, a feira será realizada a partir das 5h.

As feiras acontecerão semanalmente em Estância, na rua Expedicionário João Ferreira da Silva e quinzenalmente em Indiaroba, na Praça da Bandeira- Centro. A Feira da Agricultura Familiar está inserida em seis municípios: Aracaju, Boquim, Lagarto, Neópolis, Ribeirópolis e Nossa Senhora da Glória.

O projeto integra consumidores locais e pequenos produtores rurais de frutas, verduras e legumes; derivados do mel e outros produtos. Assim, a produção e comercialização própria destes produtos garantem aos agricultores lucro total das vendas.

As Feiras da Agricultura Familiar são um projeto do Governo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.

Essas frentes viabilizam a comercialização direta entre centro produtor e centro consumidor revertendo maior renda a este agricultor que diversifica o destino de sua produção, eliminando o atravessador, figura responsável pelo impedimento da elevação da margem de lucro deste agricultor.

Parceiros

Para a realização da feira, a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.