[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã da última sexta-feira, 31, o Governo do Estado inaugurou a primeira Casa da Juventude no município de Indiaroba, território do Sul Sergipano. A solenidade de abertura contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Divino Espírito Santo de Indiaroba.

A Casa de Juventude é um espaço criado para promover o desenvolvimento integral dos jovens, fortalecendo processos de aprendizado e autonomia para a efetivação das políticas públicas, gerando oportunidades e melhoria de vida para jovens entre 15 e 29 anos preferencialmente os de baixa renda.

Na casa, serão oferecidos cursos profissionalizantes, serviços essenciais, oportunizando lazer, entretenimento, saúde, qualificação, vivências práticas, apoio a elevação escolar, desenvolvendo atividades comunitárias, permitindo o acesso à informática, estimulando o jovem ao mercado de trabalho e contribuindo para a mudança de vida destes jovens munícipes.

“É um espaço que pensa no futuro de Sergipe. Pois aqui será o espaço para o jovem se desenvolver e buscar informações, um espaço de interação do Governo com a comunidade jovem. Foi um compromisso do Governador e está sendo cumprido. As ações serão desenvolvidas de forma transversal e integrada com a Semarh, Seplag, Sedurb, Sedhuc, SEPM, Sejuc, Setrab, SSP e, além disso, será repassado também materiais esportivos doados pelo Ministérios dos Esportes”, disse o secretário de Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva que representava o governador durante a solenidade.

O prefeito de Indiaroba, José Leal, ressaltou a importância da casa da Juventude em seu município. “Não existe outro caminho a não ser a educação. Esse centro vai possibilitar a transformação dos jovens de todo território Sul Sergipano. Aqui, a mãe que vem fazer a feira, o filho pode visitar a Casa para saber programação de cursos, de ventos culturais dos outros municípios. Será um espaço de partilha, de divulgação e de interação entre os jovens com os outros municípios”.

O coordenador da Juventude do Governo do Estado, Fredson Santana, revelou que o governo planejou inaugurar oito Casas de Juventude até o final do ano. “Cada Casa tem sua forma de organização e gestão, atendendo as principais demandas das juventudes locais respeitando as diversidades sexuais, religiosas, étnicas e culturais”, pontuou Fredson.

Entre os municípios que receberão mais Casa da Juventude estão: Umbaúba, Japaratuba e Maruim. Em Indiaroba, inicialmente os jovens serão qualificados através de cursos realizados pela Sedetec, Seids e Fundação Ulisses Guimarães, com cursos de manutenção em computadores, informática, Espanhol, rotinas administrativas e oratória. O laboratório de informática montado em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico atenderá aos jovens como também aos alunos do Projovem em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Participaram da Inauguração a deputada estadual, Conceição Vieira, o diretor- presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, a secretária de Política Pública para as Mulheres, Maria Telles, o secretário de Articulação dos Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos, o assessor especial da Sedurb, Rômulo Rodrigues, secretários e vereadores, municipais de Indiaroba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.