[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Governo Federal realizará uma campanha no rádio e na televisão para estimular quem sabe ler e escrever a atuar como agente alfabetizador. A idéia é repetir no Brasil uma experiência da Guatemala, onde filhos foram convidados a alfabetizar pais e tios e cada aluno ensinou uma média de cinco pessoas a ler. Em quatro anos, a taxa de analfabetismo daquele país que atingia 40% da população caiu a 10%.
Além disso, é consenso na União que a ajuda dos estados, municípios e da sociedade é fundamental para acabar com o analfabetismo no País. O Ministério da Educação já recebeu 1.060 propostas de projetos de alfabetização que disputam recursos do Governo Federal. Por enquanto, o Plano Plurianual prevê para o programa Brasil Alfabetizado, no próximo ano, investimento de R$ 350 milhões, valor suficiente para atender 4 milhões de pessoas.

Voluntários

Para atingir a meta de alfabetizar 6 milhões de cidadãos em 2004, o governo espera contar com voluntários. O secretário extraordinário de Erradicação do Analfabetismo, João Luiz Homem de Carvalho, tem uma lista de iniciativas de alfabetização em andamento sem ajuda financeira do Ministério da Educação para pagar alfabetizadores e que deve atender, neste ano, mais de 850 mil pessoas. “Vamos atrair mais voluntários”, disse.
Paralelamente, o Brasil Alfabetizado continua firmando parcerias, como a da última quarta-feira, 30, com a Fundação Banco do Brasil. O presidente da instituição, Jacques Pena, anunciou que a intenção é alfabetizar 160 mil pessoas em um ano, o mesmo número atendido pelo BB Educar nos 11 anos de funcionamento do programa, criado inicialmente para resolver problema de trabalhadores de serviços gerais do banco, mas que acabou ampliado para moradores das cidades onde havia agências.

Clipping: Jornais O Estado de S. Paulo; A Crítica-AM; O Povo-CE; A Gazeta-MT (Rede Andi – Agência Nacional dos Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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