[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estabelecer parcerias com as secretarias de Estado para o desenvolvimento de pesquisa científica em áreas específicas, através da implantação de núcleos é o principal objetivo do edital do NAPs, assinado na manhã desta quinta-feira, 3, na cerimônia de Contratação dos Projetos aprovados nos Editas n° 13/2011 e 04/2011 que ocorreu no Auditório da Fies.

Os editais fazem parte de uma ação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) com sete secretarias de Estado visando a implementação de ações conjuntas com as secretarias para promover a realização de estudos e pesquisas aplicadas em políticas públicas de Sergipe, de forma a contribuir para o desenvolvimento do Estado.

O Edital nº 04/2011 corresponde ao Programa de Primeiros Projetos (PPP) e o n° 13/2011 corresponde ao Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o estado de Sergipe.

O diretor geral de Pesquisas, Estudos e Análises da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Marcelo Geovane, disse que a parceria entre as secretarias é fundamental para o sucesso dos NAP’s. A Secretaria de Estado da Inclusão, Secretaria de Estado do Trabalho, por exemplo, vão atuar em conjunto com NAP-PG para dar assistência ao núcleo de pesquisa. “Através do NAP-PG iremos construir indicadores para responder a determinados problemas. Realizar um mapeamento no estado para entender quais as condições que ocasionam a pobreza e desigualdade social. E divulgar estes dados para servir de pesquisa para diversas áreas”, explicou o diretor.

Serão 22 projetos apoiados pelo NAPs. “O objetivo desta parceria entre Seplag e Fapitec é gerar um aporte de conhecimento científico através de pesquisas para as atividades de planejamento do Governo do Estado”, revela o secretário Oliveira Júnior. Para ele, o resultado destes investimentos é ter mais embasamento para o planejamento do estado.

Segundo o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo de Santana, a pesquisa científica envolvendo pesquisadores pode oferecer o exercício da produção do conhecimento e o tratamento objetivo das informações necessárias, qualificando a leitura e o debate sobre a problemática.

Para o futuro secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Sauminio Nascimento, ainda há carência nos avanços de pesquisas e tecnologia. “Vou sempre apoiar as pesquisas e projetos para fomentar ainda mais as políticas públicas em Sergipe. Avançar com estudos específicos garante um melhor resultado e desempenho nas ações para beneficio da sociedade”, conclui Sauminío Nascimento.

Participaram ainda da cerimônia o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, João Batista, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, Marcos Wandir, diretor-presidente do SergipeTec, além de representantes da secretaria de Inclusão Social, Setrab, além de pesquisadores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.