Governo entrega balsa flutuante a pescadores de Telha
Nesta manhã de sexta, 22, pescadores do município de Telha, receberam do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), um importante equipamento de piscicultura que irá favorecer o manejo e a despesca de peixes cultivados na região: uma balsa coberta flutuante. O equipamento é mais um dos benefícios destinados a pequenos produtores familiares inseridos no projeto de inclusão produtiva para a criação de peixes tilápia em tanques-rede.
O projeto de piscicultura já entregou outros equipamentos necessários para a criação da espécie, como balança plataforma, balança eletrônica, máquina seladora, máquina de fabricação de gelo, comedouro para tanque-rede e ração. Segundo a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, a balsa é mais um passo para que os beneficiários aperfeiçoem o cultivo do peixe e conquistem autonomia. “A entrega da balsa é muito importante porque irá facilitar a lida diária dos pescadores na criação do peixe. Essa é a melhor etapa do projeto porque os pescadores começam a colher frutos e se tornam autônomos para levarem o negócio adiante. Parabenizo os pescadores pelo esforço e o governo continua à disposição para colaborar com o sucesso do projeto”.
O pescador e presidente da Associação dos Moradores da Vila São Domingos, Eleilson dos Santos, relata que o projeto mudou a vida de pescadores da região. “Todo mundo que participa do projeto está satisfeito com a oportunidade que o Governo está dando pra gente. Tanto a criação do peixe nessa região está sendo fortalecida como os pescadores estão sendo beneficiados. Nenhum governo olhou pra gente como esse está fazendo. Temos mais é que agradecer”.
Essa oportunidade está sendo aproveitada pelo pescador Genival Feitosa Vieira, que considera a chegada da balsa um reforço para aumentar a produção e gerar mais renda. “Estava sendo bem difícil cuidar da produção sem ter um abrigo decente para ficar, antes a gente ficava no meio do tempo, mas agora temos um lugar mais confortável e seguro. Essa balsa anima os pescadores a tocarem o projeto com mais vontade”.
Para José Soares filho, um dos pescadores inseridos no projeto, as ações de inclusão produtiva na área da piscicultura executadas pela Seides não irão beneficiar apenas os pescadores inseridos no projeto, mas a comunidade em geral. “Esse projeto mudou 100% para melhor a vida dos pescadores e do povo todo do baixo São Francisco. Antes desse projeto a gente vivia da pesca artesanal, mas olha só o nosso Rio, ele não dá mais peixe na rede. E como ficam os nossos filhos? Só um projeto como esse pra nos ajudar a garantir o sustento da nossa família”.
Projeto de Piscicultura
O projeto de piscicultura busca promover a geração de renda para famílias ribeirinhas e com perfil no Cadastro Único. A pretensão é contemplar mecanismos que visem favorecer as potencialidades já existentes no Estado de modo a incrementar economicamente os perímetros urbanos e rurais. Com o fortalecimento dessas atividades, procura-se minimizar a situação de vulnerabilidade da população beneficiária do projeto, promover uma melhoria na qualidade de vida das comunidades inseridas e a fixação dos pequenos produtores com condições de sustentabilidade.
Além de Telha, o projeto contempla pescadores dos municípios de Pirambu, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Neópolis e Graccho Cardoso. O projeto beneficia cerca de 200 pessoas, através de um investimento de R$ 1.997.346,32. Até outubro deste ano, o projeto resultará na comercialização de 27,5 toneladas de tilápia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo entrega balsa flutuante a pescadores de Telha – O pescador e presidente da Associação dos Moradores da Vila São Domingos
- Eleilson dos Santos