[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ao lado do filho Thiago Nascimento, 13, a agricultora Maria Francisca do Nascimento, 54, saiu do assentamento Antônio Conselheiro, no município de Lagarto, para participar da entrega de 2.550 órteses e próteses, feita pelo governador Marcelo Déda na manhã desta quarta-feira, 19, no Espaço Emes. Entre os beneficiados, mais de 1.000 sergipanos receberam, do Governo do Estado, cadeiras de rodas que vão aumentar a autonomia e o conforto na locomoção das pessoas vivendo com deficiência e que são de baixa renda. Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Estado da Saúde (SES), num investimento de R$ 3.359.809,80, para zerar a fila de espera pelos aparelhos, que já se acumulava desde 2003.

"Com essa ação, o Governo não está fazendo um favor, mas sim cumprindo o dever de atender com dignidade o direito que é do cidadão sergipano. São recursos do próprio Estado, saídos do bolso do contribuinte, usados para zerar essa fila de quem precisa e esperava há muito tempo por cadeiras de rodas, muletas, bengalas, andadores e aparelhos auditivos para melhorar de qualidade de vida", declarou o governador, durante a solenidade do "Fila Zero".

Durante o evento, receberam os aparelhos todos os pacientes cadastrados na Secretaria de Estado da Saúde até 10 de dezembro deste ano e que já tinham feito os moldes necessários. "Isso representa uma retomada da garantia do direito da população sergipana. Estamos investindo quase R$ 4 milhões para zerar a fila dos últimos cinco anos. A partir do próximo ano, o prazo máximo de entrega dos aparelhos para pessoas que vivem com deficiência será de 120 dias", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Direito garantido

Na avaliação do presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência do Estado de Sergipe, Cláudio José de Brito, a ação do Governo do Estado representa a garantia dos direitos dos mais de 200 mil sergipanos que apresentam alguma deficiência. "O que o Governo de Sergipe realiza com este ato é uma política pública de inclusão, que faz parte de uma obrigação do Estado. Isso representa cidadania, dignidade e respeito aos portadores de deficiência de Sergipe", disse Cláudio Brito.

Para a agricultora Maria Francisca do Nascimento, o novo aparelho recebido vai facilitar o dia-a-dia de aprendizado e locomoção do filho Thiago, portador de paralisia cerebral. "Essa cadeira de rodas vai ajudar a levar meu filho para fisioterapia e para outros lugares que antes ele não podia ir", disse Francisca.

Os novos equipamentos também vão melhorar a qualidade de vida do sergipano Raimundo Carlos dos Santos, morador do município de Arauá. "Agora vou ter mais conforto e rapidez para ir sozinho de um lugar para o outro. Para quem precisa, isso já é uma grande mudança na rotina", afirmou Raimundo.

Acessibilidade

Além da entrega dos aparelhos e equipamentos para zerar a fila de mais de quatro anos, o Governo do Estado fará todo o acompanhamento necessário aos pacientes, com as condições de retaguarda necessárias para que eles possam se adaptar à nova realidade com o suporte de clínicas de reabilitação autorizadas pelo Estado.

O Centro de Atenção à Saúde (CASE) é a unidade da Secretaria de Estado da Saúde onde o usuário pode se cadastrar para o processo de avaliação e aquisição de órteses, próteses e meio auxiliares de locomoção. Para solicitar estes itens, o usuário ou responsável deve comparecer ao CASE após a consulta médica para fazer o diagnósticos clínico da necessidade do aparelho.

O CASE está localizado à Travessa Juca Barreto, 177, no bairro São José, em Aracaju, e presta o atendimento para esta finalidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Presenças

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o vice-governador Belivaldo Chagas, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos (Sukita), a vice-presidente da Assembléia Legislativa, Angélica Guimarães, o representante da Câmara de Vereadores, Emanuel Nascimento, o secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe, Murilo Porto, além do presidente do Conselho Estadual do Idoso, Álvaro Fontes.

Leia mais

‘Fila Zero’ transforma a vida de pacientes vivendo com deficiência em Sergipe

Agendamento agiliza entrega de órteses e próteses para mais de mil pessoas

Governo reafirma o respeito às diferenças com o programa ‘Fila Zero’

 

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.