[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Comunidade de pescadores do povoado Massadiço, município de Estância, festejou no último dia 24, a chegada dos barcos e equipamentos de pesca adquiridos com recursos do Governo de Sergipe, por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). Os pescadores receberam R$ 87.393,50, possibilitando a compra de 15 barcos motorizados com 15 redes 30X30 e dois freezers.

“Estamos atendendo hoje, aqui no Massadiço, mais trinta famílias de pescadores e pescadoras, que se somam a outras 284 que já foram atendidas também com barcos e equipamentos nos povoados Muculanduba, Curimã, Farnaval, Porto da Areia, Ribuleirinha e Tiburcio em Estância. Isto representa um total de investimento da ordem de 563 mil reais do Projeto Prosperar, que é resultado de parceria entre o governo estadual e o Banco Mundial”, disse a diretora de Operações da Pronese, que representou o governo estadual na entrega dos barcos, Marta Leão.

A diretora ressaltou que todo este investimento para compra de barcos motorizados, redes de pesca e freezer vêm para fortalecer a atividade pesqueira local e melhorar a qualidade de vida desta população. Ela também elogiou a iniciativa do presidente da associação dos moradores do povoado, Djalma José de Jesus, que combinou a entrega dos barcos com a realização da primeira corrida de barco motorizado. “Isto desperta o espírito de integração, companheirismo e motivação nesta colônia de pescadores”, comentou Marta Leão.

O secretário da Agricultura do município de Estância, Laelson Fraga Soares, representando o prefeito Carlos Magno, e comentou que a entrega de barcos a motor e os equipamentos de pesca entregues pela Pronese representa para os pescadores uma nova alternativa de trabalho, gerando renda com os barcos motorizados que irão facilitar o deslocamento nos estuários. “Os barcos representam um avanço e uma expectativa de vida melhor para os pescadores que terão uma ocupação produtiva”, concluiu Laelson.

O agradecimento da comunidade

Djalma José de Jesus, atuante líder comunitário e presidente da Associação Comunitária do Povoado Massadiço, disse que é com satisfação e felicidade que participa da entrega dos barcos, rede e freezers para a comunidade do Massadiço. Na visão de Djalma, este projeto de barcos apoiado pela Pronese, veio dar ao pescador a oportunidade de aumentar a produção, por serem os barcos maiores, motorizados e com redes adequadas para manejo da pesca, além de possibilitar aos pescadores percorrer uma distância maior em curto espaço de tempo, alcançando os movimentos da maré alta e baixa.

“Assim essas famílias beneficiadas terão uma maior geração de renda, melhorando sua qualidade de vida, uma vez que o próprio projeto já tem o nome de Combate à Pobreza Rural. “Desta forma, todos nós temos uma única frase simples e sincera de agradecimento ao Governo do Estado, à diretoria da Pronese e ao Banco Mundial. Nosso muito obrigado”, finalizou Djalma.

José Minilson Cardoso, do povoado Massadiço, com 20 anos de pescaria, comenta com alegria da entrega dos barcos a motor. “Hoje é um dia especial para mim e para os meus companheiros pescadores. De agora em diante nossas vidas vão melhorar com os novos barcos motorizados para cada pescador da nossa associação, nos quais podemos pescar em águas mais distantes. Tem dia que a maré está boa para a pescaria e a gente volta cansado, mas satisfeito com os pescados que podem ter sardinha, tainha, robalo, roncador, pescada, além de outros peixes”, disse.

As famílias dos pescadores consomem peixes e mariscos na alimentação do dia a dia e ainda podem comercializar na feira de Estância, que fica a 18 km do povoado Massadiço.  “Para vender os pescados, nós vamos de carroça ou cavalo e de volta trazemos o dinheiro para comprar outros alimentos para a família. Temos que agradecer a Deus pela pescaria que faz parte da nossa alimentação, além de ser uma fonte de renda para as famílias”, explicou o pescador.

Josefina dos Santos, dona de casa, mãe de oito filhos, disse que é pescadora desde criança e aprendeu com os pais o respeito pelas águas, pela pescaria e pela natureza. “Pescar é um trabalho que traz o sustento para minha família. Muitas vezes, quando sobram os pescados e mariscos vou vender na praia do Abaís junto com meus filhos. É uma renda que entra no orçamento e ajuda a gente a viver”.

“Dependemos da maré. Quando a maré está cheia navegamos até onde conseguimos remar com barco, é um trabalho cansativo, mas sempre pescamos para o nosso sustento vários tipos de peixe, como a tainha, sardinha, robalo e outros mariscos que entram na rede. E quando a maré está baixa, catamos aratu, ostra e siri”, revelou, acrescentando que “nós mulheres pescadoras estamos animadas e felizes por esse benefício que o governo nos traz. Pois agora, com o barco a motor vai facilitar nossa pescaria”.

Comunidade festeja com corrida de barco

Como parte da inauguração dos barcos, a associação do povoado Massadiço organizou a 1ª Corrida de Barcos de Estância, que teve como percurso do Porto da Lagoa para o Massadiço. O presidente da Associação, Djalma de Jesus, disse que vai lutar para que, com o apoio da prefeitura municipal, este evento esportivo e cultural transforme-se numa atração turística tradicional no município de Estância. Na entrega das premiações, o líder da comunidade ofertou para os vencedores troféu, redes para pesca e uma quantia em dinheiro oriunda da arrecadação das inscrições.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.