[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, empossou na manhã desta terça-feira, 20, no auditório do Centro de Convenções de Sergipe, 243 novos servidores públicos aprovados para a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Até o fim deste ano, o Governo do Estado vai convocar todos os três mil aprovados no concurso realizado pela Secretaria de Administração (Sead) para o provimento de vagas da SEED. Durante a solenidade de boas-vindas, o governador ressaltou que a contratação dos novos concursados é ponto prioritário dentro da nova política de qualificação de pessoal e instrumento fundamental para melhoria da educação em Sergipe.

"O Estado abre as portas para receber os novos servidores, regulariza o acesso justo e democrático à oportunidade de empregos e fortalece, com isso, uma das mais importantes políticas públicas que é a educação, instrumento vital para o sucesso das demais áreas e do nosso desenvolvimento econômico", declarou Marcelo Déda.

Durante o ato de posse, o governador reafirmou que o Governo do Estado vai convocar todos os três mil concursados até o fim de 2008. "Anunciamos em março deste ano a convocação de 791 novos servidores. Até o fim do mês de junho, a previsão é convocar mais mil concursados. E até o fim do ano, empossaremos o restante, de modo que todos os três mil novos servidores públicos assumirão suas vagas", afirmou o governador, sobre o calendário do concurso realizado pela Sead em outubro de 2007.

Dos aprovados convocados, 50 desempenharão a função de serviços básicos, 67 de vigilante, 59 de oficial administrativo e 67 de merendeiro escolar. "Os novos servidores estão substituindo o pessoal contratado de forma precária. Isso permite ao Governo instituir o concurso público como porta de entrada legítima e democrática ao emprego público, de maneira apartidária. Essa posse é mérito próprio de cada novo servidor, que conseguiu sua vaga através do estudo, da dedicação e do talento", ressaltou Marcelo Déda.

Plano de qualificação

De acordo com o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, a ação permite investir na formação de novos e antigos servidores a médio e longo prazo. "Esse é um grande passo para o investimento na qualificação do pessoal que participa da tarefa de melhorar o ensino em Sergipe", apontou o secretário de Educação.

Entre os pontos prioritários do Plano Estratégico da Educação para o Estado de Sergipe estão a implantação do ensino profissionalizante, a ampliação da alfabetização e a operacionalização do novo Sistema Gerencial Integrado (Siga) "Esse sistema permite, através da matrícula, acompanhar o andamento dos alunos na rede escolar em todo o Estado", explicou José Fernandes de Lima.

Novos servidores

A posse dos novos concursados rejuvenesce e dá uma nova dimensão ao quadro de funcionários públicos do Estado. Jovens como os estudantes Tiago Ventura, 19, e Glesiana Siqueira, 23, que assumem o primeiro emprego de suas vidas e se somam à tarefa de melhorar a qualidade da prestação do serviço público em Sergipe. "A gente entra com disposição para contribuir melhor e cada vez mais", comentou Tiago. "Além de ajudar o meu Estado, o vínculo com o poder público é feito de forma legal e nos dá estabilidade", complementou Glesiana.

A convocação destes servidores representará um impacto anual na folha de pagamento equivalente a R$ 155.868,00 por mês. Isto significa um acréscimo de R$1.402.812,00 na folha de pagamentos de 2008.

Presenças

Participaram da solenidade o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Francisco Gualberto, o vereador Magal da Pastoral, representando a Câmara de Vereadores de Aracaju, além dos secretários de Estado da Administração, Jorge Alberto, da Integração Municipal, Bosco Costa, da Coordenação Política, Jorge Araújo, além do secretário-adjunto da Casa Civil, Marcos Sales, e a presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.