[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Universidade Tiradentes (Unit) realizaram na manhã desta segunda-feira, 12, uma aula inaugural do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas), iniciativa realizada em parceria com o Governo Federal.

O programa de formação irá beneficiar, gratuitamente, 740 profissionais que atuam na área da Assistência Social em Sergipe. O curso será iniciado com os conteúdos Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Introdução à Implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria.

“Para o Estado de Sergipe esse programa é um marco, é de fundamental importância o processo de capacitação permanente dos técnicos e gestores da Assistência Social. A cada dia que passa, a Assistência Social vem se consolidando como política pública. À medida que um profissional da assistência social é capacitado, qualificado, certamente ele prestará um melhor serviço para os usuários do Sistema Único de Assistência Social”, destacou Maria Luci Silva, secretária adjunta de Estado da Inclusão Social.

A estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é capacitar profissionais que atuam nas equipes volantes, nos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos serviços de acolhimento institucional.

O superintendente Acadêmico da Universidade Tiradentes, professor Eduardo Peixoto Rocha deu as boas vindas aos profissionais. “Ficamos muito felizes com a parceria e colocamos a Unit à disposição do Governo do Estado para o desenvolvimento do CapacitaSuas. Desejamos que esses três meses de qualificação sejam bastante proveitosos”.

A Diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, Ester Fraga Villas Boas destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Unit. “Com essa parceria entre Unit e o Governo do Estado, será possível articular teoria e prática profissional, resultando em projetos de intervenção e produção do conhecimento para o Suas”.

De acordo com a secretária Nacional Adjunta de Assistência Social, Valéria Maria Gonelli, essa é uma das iniciativas mais abrangente que o MDS já construiu nesse período de oito anos do Suas. “A meta é chegar em 2014 com cerca de 120 mil trabalhadores capacitados. O investimento para essa primeira etapa é de aproximadamente R$ 30 milhões, e para Sergipe foi destinado R$ 532 mil reais”.

O CapacitaSuas é uma estratégia do Governo Federal para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do Suas, visando ao aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

“Nós vamos fazer um acompanhamento de todas as instituições que estão oferecendo os cursos no Brasil, no sentido de ajudá-las a implantar a aprimorar o curso e estaremos todo ano abrindo novos credenciamentos para que outras instituições e as que já estão incluídas possam continuar ofertando os cursos”, explicou Paulo Jannuzzi, secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS.

Programa

O programa tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores.

Os gestores estaduais e do Distrito Federal são responsáveis pela contratação de instituições de ensino superior, integrantes da Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Suas, que são credenciadas pelo MDS para a execução das capacitações. Em Sergipe, a Universidade Tiradentes foi a instituição contratada, após a abertura de chamada pública divulgada no Diário Oficial.

A psicóloga Giceli Formiga é uma das profissionais que se inscreveu para participar do programa de formação e ressaltou a importância de aperfeiçoar seus conhecimentos. “Para nós, profissionais, essas capacitações são fundamentais para aperfeiçoar o trabalho que já executamos nos equipamentos da Assistência Social. Atualmente, trabalho em um Centro de Referência da Assistência Social de Aracaju e estou certa que utilizarei o conhecimento adquirido para beneficiar diretamente a comunidade atendida no local”.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.