Governo e setor têxtil discutem manutenção de incentivos fiscais
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 22, com representantes do setor têxtil sergipano para discutir a política de incentivos concedida pelo Governo aos empresários durante a crise econômica mundial.
O benefício, oferecido em junho de 2009 e válido por um ano, garantiu a redução de 30% da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado das empresas. A medida foi adotada como forma de contribuir para a elevação da competitividade do setor. Como contrapartida, o Governo exigiu dos empresários a manutenção dos empregos da atividade durante os seis primeiros meses após a aprovação da medida.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Têxtil do Estado, José Carlos Dalles, os incentivos ainda são necessários para que as empresas sergipanas consigam enfrentar a forte concorrência da cadeia têxtil. “Graças a essa medida conseguimos suportar um dos períodos mais difíceis para as indústrias e cumprir o que havíamos acordado com a administração estadual. Para que possamos realizar novos investimentos e gerar novos empregos, é necessária a continuidade dessa política de incentivos”, argumentou.
Jorge Santana solicitou que os empresários apresentem uma nova proposta, desta vez com os resultados obtidos por conta do benefício. Em seguida, o documento será enviado ao governador Marcelo Déda para avaliação do pleito. “Sabemos da importância do setor têxtil para o Estado e faremos o possível para viabilizar investimentos e gerar novos empregos. Aguardaremos o novo documento e vamos atuar para que os incentivos continuem a ser concedidos”.
Avaliação
Para Marcos Franco, proprietário da Sergipe Industrial (Sisa), a reunião foi bastante proveitosa, pois o Governo manifestou o desejo de continuar atuando em defesa dos empregos no Estado. “O secretário sinalizou que buscará encontrar uma solução para o nosso problema. Faremos o que nos foi sugerido nesse encontro e esperamos sensibilizar o governador para a importância do pedido”, destacou.
Também participaram do encontro o presidente do Grupo Constâncio Vieira, Roberto Constâncio Vieira, e o empresário Osvaldo Franco.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e setor têxtil discutem manutenção de incentivos fiscais – Fotos: Jairo Andrade/Sedetec