Governo e Prefeitura iniciam mudanças históricas no Santa Maria
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinaram ordens de serviço históricas para o bairro Santa Maria, uma das localidades mais carentes da capital. Serão 404 novas casas populares, serviços de infra-estrutura e uma delegacia modelo adotando a nova concepção implementada na segurança pública em Sergipe.
Além de deflagrarem o início das primeiras obras promovidas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que são as casas populares e os serviços de infra-estrutura, as iniciativas representam um salto gigantesco na oferta de serviços públicos de qualidade para a população do bairro. Os investimentos chegam a aproximadamente R$ 68 milhões e prometem transformar completamente o panorama do bairro.
"Há tempos atrás, os homens e mulheres de bem desse bairro sofriam com o abandono das autoridades e com a falta de assistência do poder público. Esse tempo mudou quando chegamos na Prefeitura, em 2001 e, com a parceria estabelecidas nas esferas de governo em Sergipe e no Brasil, estamos iniciando uma transformação que fará do Santa Maria um dos melhores lugares da cidade para morar", revelou o governador Marcelo Déda. Ele também lembrou que esse primeiro lote de recursos do PAC permitirá a realização de obras de infra-estrutura no bairro Coqueiral, outra comunidade carente da capital.
Sonho de 18 anos
"Essas realizações representam a realização de um sonho acalentado há 18 mais de anos por nossa comunidade. Hoje é um dia inesquecível nesse caminho de conquistas que viemos obtendo nos últimos seis anos. Nunca o Santa Maria recebeu tantos investimentos e iniciativas sociais. É um salto de qualidade muito grande na vida dessas pessoas", afirmou José Valmir Santos, liderança comunitária e morador do conjunto Antônio Carlos Valadares há 18 anos.
O prefeito Edvaldo Nogueira explicou que, além das 404 casas, serão investidos recursos na urbanização dos conjuntos Antônio Carlos Valadares, Padre Pedro e invasão do Santa Maria. "Já estamos trabalhando para, em breve, anunciar a construção de mais 1.500 casas para que seja efetuada a retirada das famílias que habitam o Morro do Avião. Com isso, mudaremos definitivamente a feição do Santa Maria atingindo 90% dos problemas hoje existentes", sentenciou o prefeito.
Compromisso de investimentos
Segundo Marcelo Déda, o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal estão atentos às metas assumidas pelo PAC, que se configuram como um compromisso efetivo de investimentos para a melhoria das condições de vida para o povo de Aracaju e de todo o Estado.
"Se deflagra o primeiro momento aqui, com a assinatura dessas ordens de serviço para a construção de casas. Em breve, também daremos início às obras do Coqueiral e às obras de saneamento na grande Aracaju, incluindo a barragem do rio Poxim e a continuação das obras de duplicação da adutora do São Francisco", anunciou o governador.
CIOSP
Na seqüência, o governador assinou a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que promoverá a modificação do padrão das delegacias de polícia. No CIOSP, além das ações conjuntas entre Polícia Civil e Polícia Militar na prevenção de criminalidade, haverá um compartilhamento de informações e um trabalho de ação social, aproximando as instituições de segurança da comunidade através de relações de confiança.
"Esse é um projeto piloto nessa nova concepção de segurança pública que estamos implementando. Essa nova delegacia poderia ser implantada em qualquer bairro da Zona Sul ou outra região da cidade. Fiz questão de que fosse implantada aqui, no Santa Maria, para colaborar decisivamente com a mudança na qualidade de vida da população", enfatizou o governador.
Além das atividades policiais, o novo centro também disponibilizará um ponto Banese, agregando outros serviços para a população com comodidade e segurança. De acordo com a ordem de serviço, a obra custará R$ 422.400, terá um prazo de conclusão de 120 dias, sendo executada pela TMT Construções, numa área de 1.487,22 m².
A estrutura contará ainda com recepção, duas salas para delegados, cartório, sala de audiência, custódia, salas de passagem, alojamento para a Polícia Civil, alojamento para a Polícia Militar, sala do capitão da PM, vestiários, sanitários, entre outras dependências.
Participações
Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, os deputados federais Jackson Barreto e Valadares Filho, os deputados estaduais Mardoqueu Bodano, Conceição Vieira e Tânia Soares, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sérgio Góes, além de diversos vereadores, secretários de Estado e do município, diretores de órgãos estaduais, entre outras autoridades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e Prefeitura iniciam mudanças históricas no Santa Maria – Foto: Janaína Santos/ASN