[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e da Petrobras estiveram reunidos na noite da última terça-feira, 27, para discutir a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no município de Carmópolis, em uma área pertencente à empresa estatal.

A ideia do Governo é formar mão-de-obra para a indústria petrolífera, e oferecer serviços ligados tanto ao setor tecnológico quanto às pequenas e médias empresas da região. Para que isso seja possível, a administração estadual pretende, em parceria com a empresa, transformar o Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável – construído pela estatal e que oferece atividades de capacitação de cunho social – em um espaço destinado ao ensino de cursos profissionalizantes.

“Como em Sergipe não há escolas destinadas à formação de trabalhadores para o setor de petróleo, a administração estadual decidiu buscar o apoio da Petrobras para tentar viabilizar em conjunto esse investimento. Estamos retomando essa discussão e esperamos que esse modelo possa ser adotado em breve”, salientou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana.

Gestão

Segundo o secretário, o Governo de Sergipe também pretende buscar a parceria de alguma instituição ligada ao ensino profissionalizante, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ou fomentar a criação de uma organização social para coordenar a rede de CVTs. O órgão também ficaria responsável por viabilizar a sustentabilidade dos Centros. Ainda de acordo com Jorge Santana, a Prefeitura de Carmópolis será convidada a participar das discussões.

O representante da Petrobras e coordenador Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), José Renato Ferreira de Almeida, revelou que há o interesse da empresa em apoiar o projeto. “Tanto a estatal quanto o Programa dispõem de mecanismos para incentivar a criação desse CVT. O Prominp é hoje o principal responsável pela oferta de capacitações na área de petróleo e gás. Temos uma extensa rede de atuação que pode viabilizar a transformação desse espaço em Carmópolis e identificar quais cursos podem ser oferecidos pela unidade”, explicou.

Os CVTs

O CVT consiste em um espaço voltado à oferta de cursos profissionalizantes e serviços tecnológicos para a transferência de conhecimentos, possibilitando a melhoria dos processos produtivos. O Centro leva em consideração a vocação do território, atuando em articulação com órgãos públicos, trabalhadores, empresas e entidades da sociedade civil organizada.

A principal finalidade do CVT é fortalecer os sistemas locais e regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), estimulando ainda a experimentação científica. Além disso, a unidade deve proporcionar a convergência de projetos voltados para o desenvolvimento local e dos Arranjos Produtivos Locais, especialmente no que diz respeito ao aumento da competitividade das micro e pequenas empresas locais.

O modelo já foi adotado em estados como o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os recursos para a construção das unidades são provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); dos governos estaduais e municipais; e de projetos auto-sustentáveis. O projeto prevê a construção de unidades em Tobias Barreto, Carmópolis, Santa Luzia do Itanhy, Itabaianinha, São Cristóvão e Nossa Senhora da Glória.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.