Governo e parceiros fecham detalhes de operação contra dengue no interior
Representantes das secretarias de Estado da Saúde (SES), Segurança Pública (SSP) e Petrobras participaram na segunda-feira, 5, de uma grande reunião para operacionalizar as ações de combate à dengue que serão colocadas em prática nesta quarta-feira, 7. A mobilização do Governo de Sergipe vai passar pelos municípios de Itabaiana, Aquidabã, Laranjeiras, Carira, Tobias Barreto, Feira Nova e Tomar do Geru, onde aconteceram óbitos por causa da doença.
O encontro entre profissionais de saúde e militares, que aconteceu no auditório do Quartel da Polícia Militar, foi aberto pelo comandante geral da PM. O secretário de Estado da Saúde Rogério Carvalho agradeceu a colaboração da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nessa interação inédita no país.
"Sergipe já está dando o exemplo com essa iniciativa. Sabemos que não basta capacitar os agentes de endemias ou ampliar o atendimento hospitalar. É preciso cortar o mal pela raiz. Somente evitando a proliferação do mosquito, estaremos mais seguros", disse Rogério, ressaltando ainda que através desse processo coletivo será possível acelerar o controle pleno da epidemia. "Temos certeza de que por onde os soldados passarem, haverá a redução nos índices de infestação do mosquito", completou.
O coronel Péricles falou sobre a importância de envolver o efetivo militar numa atividade de proteção à vida dos sergipanos. "Temos uma missão nobre a cumprir. Abraçar esta causa em prol da cidadania é mais que um dever, é a garantia de segurança", ressaltou.
Na oportunidade, oficiais e praças, receberam folhetos informativos sobre os cuidados com a dengue. De acordo com a gerente de Antropozoonoses da SES, Sidney Sá, os 1.770 homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros distribuídos entre os sete municípios terão a responsabilidade de identificar os criadouros e extinguir os focos do Aedes Aegipty.
"O contingente vai atuar no recolhimento de lixo, destruir pneus ou qualquer objeto que acumule água e facilite a procriação. Os agentes de endemias vão acompanhar a rotina sempre atentos ao tratamento químico, caso haja a necessidade da aplicação de larvicidas", explicou Sidney Sá.
Segundo o Major Edenisson Paixão, coordenador das ações entre os militares, cada cidade contará com um posto de comando onde um coronel ficará encarregado de articular as atividades. Além dos recursos humanos, para que a equipe permaneça articulada durante todo o dia, serão disponibilizadas 50 viaturas e um avançado sistema de rádio transmissor.
"Nossos homens estão conscientes da tarefa que executarão. Todos foram orientados sobre as providências adotadas nas visitas domiciliares. Caso sejam impedidos pelos moradores de entrar nas residências, os policiais farão um cadastro com o endereço do local e através de relatório entregaremos um ofício ao Ministério Público solicitando autorização judicial", informou o Major.
A Petrobras também está envolvida na iniciativa. Durante a reunião de segunda-feira, o gerente setorial de Serviços Gerais da Estatal, Osvaldo Souza, informou a todos que a área logística de atuação já foi mapeada.
"Visitamos os sete municípios e em cada um, analisamos o espaço físico para montagem da estrutura onde serão colocados os lanches, água e alimentação. Além disso, estamos entrando nessa parceria com ônibus e carros de passeio. Queremos ofertar a melhor retaguarda possível", enfatizou Osvaldo.
Integração
A parceria entre a SES, SSP, Petrobras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais vai envolver mais de 2,3 mil pessoas entre voluntários, militares e profissionais de saúde. Essa será a maior ação de combate à dengue já realizada pelo Governo do Estado.
Cada município visitado contará com um grupo especial de trabalho composto por policiais, bombeiros, agentes de endemias, especialistas em atenção básica, vigilâncias sanitária e epidemiológica, além dos supervisores. A distribuição dos colaboradores será feita em 57 ônibus que terão como ponto de partida o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) localizado no Bairro América em Aracaju. A saída em direção ao interior do Estado está prevista para acontecer a partir das 6h30min.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e parceiros fecham detalhes de operação contra dengue no interior – Foto: Alejandro Zambrana