[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A produção audiovisual independente recebe mais um incentivo. A Fundação Aperipê, numa iniciativa inédita, financiará mais um contrato de co-produção, no valor de R$ 110 mil, com o realizador do projeto selecionado na quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV IV). Com isso, os realizadores sergipanos participarão do DOCTV IV com dois documentários, totalizando um investimento de R$ 220 mil no Estado. O documentário financiado pela Fundação Aperipê faz parte das Carteiras Especiais, que são produções realizadas com apoio financeiro organizado pelos Pólos Estaduais do DOCTV. O programa do Ministério da Cultura será lançado em todo o país dia 27 de maio. Ao todo, 35 projetos serão premiados nos 27 concursos estaduais.

As resoluções do Regulamento dos Editais foram ratificadas durante a Oficina de Planejamento Executivo do DOCTV IV, realizada na última semana em Brasília. Representantes de TV’s Públicas e das seções estaduais da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD) dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal definiram também o Plano de Trabalho do DOCTV, o cronograma e a dinâmica das relações entre as entidades participantes. A Aperipê TV foi representada pelo seu diretor de Marketing, Werden Tavares, que também coordenará o projeto em Sergipe.

"Esse é o maior investimento já oferecido no Estado à produção audiovisual local. O resultado dos trabalhos e os parceiros do DOCTV ganharão visibilidade nacional associando suas marcas ao mais bem-sucedido programa brasileiro de fomento do audiovisual para televisão", disse a diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira  Amaral.

Nesta edição, além da Oficina de Desenvolvimento de Projetos, que reúne os autores dos projetos selecionados com documentaristas renomados como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel e Ruy Guerra, o programa promoverá a Oficina de Desenho Criativo de Produção, voltada também para os diretores de produção dos documentários escolhidos. Segundo o coordenador executivo do DOCTV, Max Eluard, a oficina foi criada pensando na série de programação exibida na televisão. Ele afirma ainda que as ferramentas fornecidas com as oficinas são para que os autores trabalhem da melhor maneira possível.

Programa

O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Fundação Padre Anchieta (FPA-TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC-TV Brasil), em associação com TV’s públicas de todo o Brasil e com o apoio institucional da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD).

Considerado um dos mais bem-sucedidos programas no setor audiovisual brasileiro, o programa do MinC viabiliza a regionalização da produção, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a formação de mercado para o documentário brasileiro. Suas três edições nacionais e uma internacional, o DOCTV Ibero-América, que adotou o modelo de co-produção criado no Brasil, já possibilitaram a produção de 127 documentários. Alguns deles foram selecionados para os mais importantes festivais internacionais, como Sundance, maior festival de filmes independentes dos Estados Unidos; o francês Biarritz; o sul-americano É Tudo Verdade e o Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.