[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado e as entidades parceiras estão desenvolvendo os arranjos produtivos locais (APL) em Sergipe. O núcleo de APL foi instalado pelo Governo em maio de 2007, sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O Núcleo Estadual de APL (NEAPL) tem como missão articular as ações relacionadas ao apoio às atividades produtivas locais, com a participação de instituições que visem o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendimentos.

"Os Arranjos Produtivos Locais são a melhor forma de trabalhar o desenvolvimento econômico do Estado. Nós acabamos com o trabalho de assistencialismo, no qual os trabalhadores recebiam o peixe. Hoje, damos o anzol e os ensinamos a pescar", afirmou João César Silva Fernandes, agente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, uma das instituições parceiras do NEAPL.

As ações desenvolvidas pelo Núcleo Estadual de APL contribuem para a geração de emprego e renda, além da redução das desigualdades sociais nos territórios atendidos. Para isso, são realizadas reuniões regularmente, para discutir as ações com as instituições integrantes. De maio a outubro, foram realizadas cinco reuniões do núcleo. No sítio do NEAPL na internet (www.neapl.sedetec.se.gov.br ) podem ser encontradas mais informações a respeito dos Arranjos Produtivos Locais, além de notícias atualizadas sobre as ações implantadas.

Ações

Entre as várias ações executadas este ano, foi definida a forma de condução do núcleo, foi realizada uma pesquisa junto às instituições componentes do NEAPL sobre os tipos de ações que desenvolvem e indicados APL no Estado para investimentos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). São eles: Fruticultura, Ovinocaprinocultura, Piscicultura, Pecuária do Leite, Apicultura, Confecções e Artesanato de Bordado, Cerâmica Vermelha, Mandioca e Tecnologia da Informação.

"O trabalho está sendo muito bem conduzido, fortalecido pela coordenação da Sedetec. Os parceiros estão colaborando com as atividades, os cronogramas estão sendo respeitados e as informações muito bem encaminhadas pelo núcleo. Também devemos elogiar o calendário, que está bem definido", afirmou Suzana Andrade Gomes, assessora da Presidência da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), outra instituição parceira do NEAPL.

Atualmente, o núcleo está formando grupos de trabalho com participação das instituições para cada APL identificado. Esses grupos estão iniciando a elaboração dos Planos de Desenvolvimento, que serão conduzidos segundo metodologia do MDIC.

Para 2008, entre outras ações, está sendo planejada a realização da Semana dos Arranjos Produtivos Locais, de Cursos de Capacitação para o APL de Tecnologia da Informação e Confecções, dentre outros, além de uma mesa redonda sobre as experiências de crédito para os APL.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.