[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Secretários municipais de educação dos 75 municípios sergipanos estiveram reunidos terça-feira, 10, no auditório do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Severino Uchoa, com representantes do Fórum Estadual de Educação e Coordenação de Articulação e Assistência aos municípios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), para uma reunião técnica de avaliação e planejamento dos Fóruns municipais de educação.
 
Segundo Manuel Alves do Prado Neto, coordenador geral do Fórum Estadual de Educação, a reunião tem por objetivo discutir a criação dos Fóruns, avaliar a execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) e estabelecer um calendário para a formulação dos planos municipais de Educação. “Nós estamos aqui traçando estratégias e planejamento com os municípios, no sentido de preparar até o início de fevereiro todos os municípios para a instalação de seus fóruns. Desta forma, estes fóruns trarão um conjunto de dados sobre Educação necessária para a formulação dos seus planos”, informou.
 
A coordenadora de Articulação e Assistência aos municípios (COAAM), Jucileide Dias Aragão, disse que a Seed tem uma grande participação no assessoramento aos municípios e, nesta reunião, estão promovendo uma série de atividades. “A primeira delas é relatar sobre a importância do sistema articulado de ensino para a criação dos fóruns e oferecer esclarecimentos sobre a elaboração dos planos municipais”, acentuou.
 
Ela destacou que também vão realizar uma avaliação do trabalho junto aos municípios sobre o PAR, o qual alguns municípios farão o compartilhamento de suas experiências na execução do Plano. “Além disso, fecharemos nossa reunião com o planejamento do trabalho desenvolvido pelo COAAM junto aos municípios”, declarou Jucileide.
 
Articulação
 
Os trabalhos foram dirigidos pelo representante da UNDIME, Welton Santos, e Jucileide Aragão, do COAAM da Seed. Juntos eles irão auxiliar os municípios sergipanos na elaboração dos planos municipais de Educação.
 
Elmo Gomes, secretário municipal de Educação de Maruim, afirmou que a equipe está fazendo uma retrospectiva sobre as conferências realizadas ao logo do ano, tanto municipais, intermunicipais e estadual, para possibilitar mais embasamento na organização e articulação dos trabalhos futuros.
 
A secretária municipal de Educação de Capela, Josilene Cruz Santos, avaliou positivamente o engajamento dos municípios e da sociedade civil no processo de formulação do plano de cada município. “É fundamental que cada município produza seu plano, tendo em vista, as especificidades e particularidades de cada localidade”, esclareceu.
 
O técnico da Secretaria de Educação de Simão Dias, Aderico Cruz, informou que o município já se encontra bem avançado na mobilização para a criação do fórum municipal. “Já formamos uma comissão que está se mobilizando junto aos órgãos públicos e sociedade civil na construção desse plano”, disse.
 
Manuel Prado finalizou sua explicação relatando que todos esses eventos fazem parte de um processo maior que é o Plano Nacional de Educação, que será discutido na Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) que ocorrerá em fevereiro em Brasília (DF).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.