[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reunirá nesta quinta-feira, 12, com prefeitos e secretários de Saúde dos 37 municípios sergipanos onde estão sendo construídas, reformadas e ampliadas 57 Clínicas de Saúde da Família. Na oportunidade, os gestores estaduais e municipais vão discutir questões técnicas relativas ao andamento das obras e à liberação de recursos para a iniciativa. O encontro será realizado às 15h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No início deste ano, o Governo repassou mais de R$ 31 milhões para iniciar a primeira etapa desse projeto que vai expandir e qualificar a atenção básica no interior e na capital. "Até 2010, serão 110 clínicas nos 75 municípios, acabando de vez com o conceito de indigência que sempre permeou as ações de saúde pública. Todos serão beneficiados pelas unidades, pois nosso projeto independe de qualquer divergência político-partidária", afirma Rogério Carvalho.

De acordo com o coordenador de Planejamento da Saúde, José Roberto Aciole, os recursos foram disponibilizados por meio de uma conta-convênio supervisionada por técnicos do Governo. "Criamos um grupo de trabalho composto por representantes das coordenações de Infra-Estrutura, Atenção Básica, Planejamento e do Departamento Administrativo-Financeiro da Secretaria. Esses profissionais fazem o acompanhamento de todo o processo junto aos municípios", explica Aciole.

Os investimentos em cada cidade foram definidos de forma criteriosa com base no diagnóstico que a Secretaria realizou no primeiro semestre do ano passado. Na ocasião, todas as 600 unidades básicas de saúde foram visitadas por técnicos que avaliaram as condições de infra-estrutura e a organização dos serviços. Com esse trabalho a SES conseguiu dimensionar o investimento que era preciso para adequar cada estabelecimento de saúde.

Novo modelo

"Essas unidades não representam apenas novos estabelecimentos, mas sim a definição de um novo modelo para os serviços básicos de saúde. A Secretaria estabeleceu um padrão mínimo para cada Clínica de Saúde da Família, inclusive com a descrição de material, medicamentos e o cumprimento de normas sanitárias, o que não existia na maioria dos casos", destaca Ana Débora Santana, coordenadora de Atenção Básica da SES.

Os municípios beneficiados nesta primeira inicial são Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Canindé do São Francisco, Capela, Carira, Cedro de São João, Estância, General Maynard, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Moita Bonita, Monte Alegre de Sergipe, Aparecida, Glória, Lourdes, Pinhão, Pirambu, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Ribeirópolis, Rosário do Catete, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Itabaianinha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.