[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc); Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides); em parceria com Ministério Público Estadual (MPE), realizará na próxima quinta- feira, 31, o 1º Workshop sobre População em Situação de Rua do Estado de Sergipe. O evento será realizado das 8h às 16h30 no auditório do Ministério Público, localizado na Avenida Conselheiro Carlos Alberto Sampaio – Centro Administrativo Gov. Augusto Franco – Capucho, Aracaju.
 
O Workshop contará com a presença do secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, Gabriel Santos Rocha, que proferirá palestra sobre a temática. Na oportunidade, o Governo do Estado fará a adesão à Política Nacional para a População em Situação de Rua.
 
Para a coordenadora Geral de Políticas Estaduais de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, Raquel Pacagnella, o evento tem por objetivo unir órgãos estaduais, prefeituras, entidades não governamentais e sociedade civil para que juntas somem forças na construção de políticas em prol das pessoas em situação de rua. “Realizaremos o workshop com o intuito de ter uma conversa inicial a fim de conhecermos os trabalhos de cada um. A intenção é de que em um segundo momento a gente faça oficina para discutir os fluxos, fazendo assim, a rede dialogar entre si a atuar conjuntamente na construção das políticas voltadas às pessoas em situação de rua”, explica.

De acordo com a Promotora de Justiça, Berenice Andrade de melo, o objetivo maior é formar uma rede de proteção. “É importante ouvirmos de ONGs que já efetuam este trabalho para juntos avaliarmos de que forma poderemos criar uma rede de proteção. Temos que somar esforços tanto órgãos estaduais como a Sedhuc que fomenta a elaboração de políticas públicas, como os municípios que têm a obrigação de apresentar e executar o trabalho que vem sendo realizado, auxiliados pelas ONGS que já têm essa experiência”, pontua a promotora.

Ainda de acordo com Berenice Andrade, será criado um comitê voltado para a população em situação de rua. “Vamos acompanhar e monitorar os trabalhos desenvolvidos para assim avançarmos nesta política”, afirma.

Silvia Ribeiro é representante da Associação Renascer para a Vida, ela avalia a iniciativa do workshop como forma de somar forças. “É mais uma forma de ajudar ao próximo de maneira potencializada. Trabalhar conjuntamente em prol de um objetivo tão importante. Nós geralmente fechamos os olhos para esta realidade e tem muitas pessoas precisando de ações efetivas. Esta parceria entre governo e entidades só vem a beneficiar as pessoas em situação de rua”, avalia.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.