[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reuniu na manhã desta terça-feira, 22, com o diretor técnico de Gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, e técnicos da Vigilância Epidemiológica estadual para dar continuidade ao processo de reformulação do plano de contingência contra a dengue em Sergipe. Na semana passada, nos dias 14 e 15 de julho, técnicos do Ministério da Saúde, do Estado e do município de Aracaju estiveram reunidos na Secretaria de Estado da Saúde (SES) para avaliação e revisão do plano.

"Esta conduta de analisar e implementar medidas nesse período é muito importante. Estamos num momento em que a transmissão da doença é bem menor. No entanto, todos os entes federados precisam continuar trabalhando com afinco para garantir a continuidade das ações, preparar o sistema de saúde e buscar medidas alternativas que são fundamentais para a diminuir os índices de infestação do Aedes aegypti", afirmou Fabiano Pimenta, ao destacar o trabalho já realizado pelo Governo de Sergipe.

De acordo com o diretor, a integração das ações de prevenção e controle da dengue na estratégia da Atenção Básica demonstrou ser um importante reforço. "É evidente que isso deve ser adequado à realidade de cada lugar, e que os agentes comunitários não podem perder o foco de sua atuação. Também é importante lembrar sempre que a dengue é um problema de todos. Não adianta o agente passar hoje numa residência, e no dia seguinte encontrar no mesmo imóvel uma calha entupida ou qualquer outro reservatório acumulando água", acrescentou.

Fortalecimento

O secretário Rogério Carvalho afirmou que todas as questões que compõem o novo plano de contingência contra a dengue deverão ser definidas até o dia 20 de agosto. "Estamos discutindo uma série de estratégias para fortalecer o trabalho de combate à doença em Sergipe. No dia 11 de agosto, o comitê nacional se reunirá para definir alternativas tecnológicas para o controle da epidemia. A partir daí, fecharemos também nosso plano e apresentaremos aos prefeitos e secretários, abrindo o debate para operacionalização das ações", explicou Rogério.

Participaram da reunião a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Giselda Melo, a gerente de Antropozoonoses da SES, Sidney Sá, a técnica responsável pelo programa estadual de controle da dengue, Maria das Graças Boaventura, e a consultora do programa nacional em Sergipe, Flávia Borelli.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.