[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, assinou na manhã desta terça-feira, 6, um protocolo de intenções de cooperação técnica com entidades de diversos setores para implantar o Plano de Desenvolvimento Participativo e Regionalizado de Sergipe. Durante a solenidade, o governador afirmou que a assinatura do documento é um marco decisivo na retomada do planejamento estratégico e participativo como instrumento de interiorização do desenvolvimento econômico e social do Estado. Acompanhado da primeira dama, Eliane Aquino, Marcelo Déda destacou também que a participação de diversas agências federais no protocolo revela um novo momento político de Sergipe, baseado no diálogo e cooperação mútua em defesa dos interesses do Estado.

A assinatura do protocolo marcou a abertura do seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe, realizado no Centro de Convenções de Sergipe. "Esse é um momento fundamental para o início do novo governo, porque dá um passo conseqüente, consciente e decisivo para recuperar a capacidade de planejamento que Sergipe precisa para crescer", afirmou Marcelo Déda.  Até a próxima sexta-feira, 9, autoridades, especialistas, gestores públicos e técnicos setoriais vão trocar experiências e começar a definir os novos instrumentos de planejamento territorial que vão ser aplicados no Estado.

Segundo o governador, além de recuperar o planejamento como ferramenta de gestão, o seminário inaugura, com a participação popular, um novo conceito de definição das prioridades do novo governo. "O novo Plano de Desenvolvimento do Estado vai nascer do diálogo entre os técnicos, os formadores de opinião, os trabalhadores, os empresários e os prefeitos, com base nas necessidades dos sergipanos’. Para Marcelo Déda, isto vai evitar que equívocos de administrações anteriores, como o excesso de consultorias e a realização de obras sem necessidade, voltem a ser cometidos.

O governador afirmou, também, que o seminário capacitará um corpo permanente de técnicos da administração pública estadual, que vai desempenhar papel relevante na construção e execução do Plano de Desenvolvimento. "Serão 120 servidores que vão utilizar, com competência e qualidade, a ferramenta do planejamento participativo". De acordo com Marcelo Déda, o seminário é o primeiro passo para a interiorização do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, atualmente concentrado na Grande Aracaju. "Através do planejamento territorial, vamos levar elementos novos para potencializar as vocações econômicas de cada região", disse Déda.

Novo momento

Durante a abertura do evento, Marcelo Déda afirmou que a participação de diversos órgãos federais na assinatura do protocolo de intenções para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Sergipe inaugura um novo momento na vida política do Estado de Sergipe. Estavam presentes representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

"Há anos Sergipe não assistia a essa conjugação de forças em defesa das políticas da União e dos interesses do povo de Sergipe. É essa a marca do novo governo. A marca de uma relação de compartilhamento de responsabilidade e de busca permanente de parcerias", declarou Marcelo Déda.

O governador também avaliou que o início do processo de construção do plano de desenvolvimento de Sergipe está em sintonia com o Governo Federal. "Com o lançamento do Plano de Aceleração de Crescimento, o presidente Lula cria condições para estimular o crescimento dos Estados, através de um plano de obras que ajudará no planejamento territorial em nosso Estado", disse.

Assinaram o protocolo a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón; o vice-presidente da Gestão de Pessoas e Responsabilidade Sócio-Ambiental do Banco do Brasil; o vice-presidente da Área de Desenvolvimento Urbano e Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; o secretário de Desenvolvimento de Políticas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Maurício Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Humberto Oliveira; o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Pereira Nunes; o representante do presidente da Petrobrás, Irani Varella; o representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Viana Filho; o presidente do Banese, João Andrade e o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto Passos Subrinho.

Fotos: Márcio Dantas/ASN

Também estiveram presentes à solenidade os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de outros municípios sergipanos, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, autoridades e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.