[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC), realizou nesta quarta-feira, 2, a primeira reunião com o grupo de trabalho composto por representantes da construção civil de Sergipe para discutir as áreas em que há mais necessidade de qualificação profissional. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria.

A diretora do DRC, Heleonora Cerqueira, avaliou o encontro produtivo. “Estamos trabalhando dentro das determinações da secretária Eliane Aquino, ou seja, promovendo qualificações que efetivamente tenham resultados concretos. Com isso, o foco é trabalhar em cima da demanda real do mercado”, explicou Heleonora.

Neste primeiro momento ficaram definidas três linhas de ação: identificação dos operários analfabetos das entidades da construção civil, qualificação profissional nos canteiros de obras e a capacitação do público externo para que haja absorção por parte das construtoras.

“Os representantes da construção civil no estado relataram a existência de um número grande de operários que podem ter a formação na prática. Então, a gente está vendo de que maneira podemos qualificar os trabalhadores”, ressaltou Heleonora.

A vice-presidente da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi), Danuza Silva, acredita que a iniciativa é inédita, principalmente pela expansão do mercado imobiliário e pelo crescimento da construção civil.

“Chegou a hora de fazer esse trabalho de capacitação porque as dificuldades de ter pessoas qualificadas são muitas, principalmente nas áreas de pedreiro, gesseiro, encanador, mestre de obras. A construção civil precisa disso”, observou a empresária. “Essa parceria é ideal: o Governo faz a parte de capacitação e as empresas se comprometem a contratar esses trabalhadores”, frisou Danusa.

Além do grupo de trabalho da construção civil o Governo também está encampando outras duas frentes de qualificação, através da Seides: os bares, restaurantes e hotéis, cuja reunião acontece nesta quinta-feira, às 15h, na Seides; e o comércio varejista, que terá sua reunião no dia 10 de março.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.