[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe (Coegemas/SE), com o apoio da Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou nesta segunda-feira, 24, a 1ª Oficina de Capacitação dos Centros de Referência da Asistência Social (CRAS), Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF) e Projovem Adoslescente. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria com a participação de gestores e técnicos da Assistência Social dos 75 municípios sergipanos.

De acordo com o presidente da Coegemas, Aldevan Macedo dos Santos, o encontro tem por finalidade promover a interação entre os serviços (CRAS, PAIF e o Projovem Adolescente), para que os profissionais possam entendê-los.

“Essa integração é interessante para que tenhamos um serviço de qualidade e para fortalecer e aprimorar nossa ação diante do Sistema Único da Assistência Social [SUAS] no Brasil. O Coegemas funciona como órgão permanente de intercâmbio de experiência social em nível estadual, atuando de todas as formas para garantir o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social [LOAS]”, explicou.

Para a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e diretora da Proteção Básica da Nacional, Aidê Cansado, o estado de Sergipe, do ponto de vista do serviço de Proteção Básica, está próximo da universalização.

“Sergipe tem o sistema estruturado, ou seja, em quase todos os municípios existe um Centro de Referência da Assistência Social [CRAS]. Além disso, tem alcance significativo de jovens inseridos no Projovem Adolescente, que está em fase de expansão e também entrou com dois terços dos municípios implantando serviços para crianças e idosos”, revelou.

Aidê Cansado destacou que a capacitação é um momento importante na construção do SUAS. “Ele é muito recente, tem apenas cinco anos, mas já tem um alcance grande no país. Portanto, acho que o momento é oportuno porque é importante que os profissionais,  responsáveis pela reestruturação do sistema, compreendam a relação entre o trabalho com a família e o serviço para a juventude”, resumiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.