Governo do Estado retoma obras de esgotamento sanitário no bairro Santa Maria
O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento (Deso), retomará, nesta segunda-feira, 19, as obras de esgotamento sanitário e drenagem pluvial no bairro Santa Maria, em Aracaju, que abrange os residenciais Governador Valadares, Padre Pedro e loteamentos Terra Dura, Maria do Carmo e Senhor do Bonfim.
Realizada em parceria com o Governo Federal e Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra está orçada em R$ 16 milhões. Desse montante, R$1,6 milhão é proveniente de recursos estaduais. A previsão da Deso é concluir os serviços no fim de 2012. “Reiniciaremos as obras com três equipes. A partir de outubro, ampliaremos o quadro funcional para oito equipes. Nossa previsão é terminar no fim do ano que vem”, revelou o presidente da Deso, João Bosco de Mendonça .
Após os trabalhos concluídos, o bairro Santa Maria contará com 15 km de rede de drenagem e 24 km de rede de esgoto, além de seis mil ligações de esgoto. Bosco Mendonça ressaltou que saúde e bem estar são os benefícios que o Governo do Estado proporciona à população, através das obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água. “È importante lembrar que uma obra desse porte causa transtornos à população, e que vamos procurar reduzi-los ao máximo. Porém, esses transtornos irão trazer saúde e conforto para os moradores da região”, disse.
O impacto positivo da implantação de redes de abastecimento e de esgotamento sanitário nos bairros e povoados é percebido também através dos serviços de utilidade pública – como transporte, correios, energia elétrica -, os quais tornam-se viáveis com a rede sanitária implantada e as vias pavimentadas. “Quando as redes de água e esgotamento sanitário são implantadas, a região ganha, também, autonomia. Essa obra é uma obra de saúde pública e de infraestrutura”, pontuou.
Iniciada em 2009, as obras do PAC no bairro Santa Maria foram paralisadas devido ao não cumprimento do serviço por parte das empresas licitadas. “Foi feita a licitação, a empresa vencedora não conseguiu dar andamento à obra e o contrato foi revogado. Tivemos que fazer um novo processo licitatório, no qual novamente enfrentamos dificuldades, já que a empresa licitada teve sua planilha de Bonificação de Despesas Indiretas (BDI) questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As obras ficaram paradas até que a empresa adequasse sua situação às exigências do TCU e, agora, estamos retomando os trabalhos”, declarou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo do Estado retoma obras de esgotamento sanitário no bairro Santa Maria – Foto: Ascom/Deso