[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O enxerto é um método utilizado para a propagação vegetariana de plantas, sobretudo as plantas frutíferas. E foi essa prática que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) propôs a 12 agricultores familiares do município de Umbaúba ao promover um curso sobre enxertia de mudas. O evento aconteceu no último dia 18, na Granja D. Pedro I, localizada na sede da empresa, em Aracaju.
 
O curso atendeu a uma demanda nascida dos próprios agricultores que procuram o escritório local da Emdagro, em Umbaúba, solicitando mecanismos que proporcionassem o aumento da produção de frutas com sua consequente rentabilidade. Na granja, profissionais qualificados mostraram em quatro horas de curso as técnicas de enxertia em mudas de manga e goiaba. Em seguida, os próprios agricultores colocaram a “mão na massa” e produziram cada um seus enxertos.
 
“O aproveitamento foi muito bom, porque eles conheceram todo o processo de enxertia de mudas, além de poder eles mesmos produzirem as mudas que lhes foram confiadas. Outro ponto fundamental nisso tudo foi quanto a questão da multiplicação das informações aqui passadas. Ou seja, quando eles saírem daqui com esses conhecimentos, vão chegar em suas propriedades e disseminar essas informações com outros agricultores, o que é bom, já que nós não conseguiremos atingir 100% dos agricultores”, destacou o técnico agrícola da Emdagro, Adriano Martins.
 
Participaram da realização do curso o responsável pelo enchimento de bolsas, Olavo Silveira Vilanova, o responsável por enxertia, Antônio Barbosa dos Santos e o secretário de agricultura do município de Umbaúba, Edgar Cerqueira, que acompanhou os agricultores familiares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.