[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A delegação paralímpica de Sergipe embarca nesta segunda-feira, 15, às 13h, para a cidade de São Paulo (SP) a fim de participar das Paralimpíadas Escolares, que acontecerão entre os dias 15 e 20 de outubro, na capital paulistana.

A equipe sergipana é composta de 23 alunos que competirão nas modalidades para-atletismo e paranatação.   O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), disponibilizou as passagens aéreas para a participação dos para-atletas no evento.

Os sergipanos têm tido êxito nas edições passadas das paralimpíadas, a exemplo do time da paranatação, que há três anos consecutivos se classifica em 5º lugar nesta modalidade. O professor Ivan Secundo, técnico da paranatação da Seed, destacou o apoio do Governo do Estado para alcançar esse mérito. “No ano passado conquistamos 26 medalhas nas paralimpíadas. Esse sucesso é fruto de muita dedicação e compromisso dos alunos e também do apoio da Seed, que disponibiliza local para treino, material de apoio e passagens aéreas,  proporcionando a participação dos alunos em eventos como as paralimpíadas e o Circuito Nacional Caixa de Paranatação”, explicou o professor.

Outra equipe que tem tido uma rotina semanal de treinos são os alunos do para-atletismo, que também têm um histórico de vitórias nas paralimpíadas, a exemplo do para-atleta Danilo Serrano, que conquistou três medalhas de ouro na edição passada dos jogos. “Sempre gostei de esporte. Jogo futsal, e nas paralimpíadas vou representar Sergipe no para-atletismo. Na edição passada ganhei medalhas, e neste ano fui campeão  nos Jogos da Primavera. Em São Paulo quero  superar minha marca e levar de novo Sergipe ao pódio”, disse o aluno.

O professor Antônio Ferreira Junior, treinador da modalidade para-atletismo da Seed, explica a importância da participação dos alunos nas competições. “Um evento dessa magnitude eleva a autoestima desses alunos que, na prática esportiva, são atletas como os outros, e suas deficiências ficam em segundo plano. Esses alunos demonstram uma grande lição de vida e superação.  Quero destacar ainda que a participação desses jovens nas Paralimpíadas não seria possível sem o incentivo e apoio da Secretaria de Estado da Educação”, disse o professor.

Satisfação

O professor Ezequias dos Anjos, coordenador de desporto paralímpico da Seed, fica muito satisfeito com o empenho e garra dos atletas que participarão das Paralimpíadas Escolares. “A nossa participação no evento é a culminância dos trabalhos realizados pelo Departamento de Educação Física da Seed, que estimula o esporte estudantil e promove a inclusão através de eventos como os Jogos da Primavera.  A política de inclusão do Governo de Sergipe acredita no potencial do aluno com necessidades  educacionais especiais, disponibilizando espaço para treinamento, material esportivo, passagens aéreas e acompanhamento para a participação dos alunos em eventos fora do estado”, declarou o professor.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares Brasileiras, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), são o maior evento esportivo do gênero no mundo e reunirão  este ano 1.211 estudantes do Brasil.  Os para-atletas disputarão medalhas nas modalidades, bocha, futebol para paralisados cerebrais (futebol de 5 e de 7), goalball, judô, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Para participar das competições, os para-atletas devem ter algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental, e idade entre 12 e 19 anos. Também devem estar matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.