Governo do Estado amplia relações com o Cefet
O Governo do Estado está buscando uma maior integração com as instituições que atuam nas áreas de ensino, pesquisa e inovação. Nesta semana, o secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), visitou o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Ele foi conhecer os projetos da unidade de ensino para a implantação de novas unidades no interior do Estado.
Participaram da visita o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Porto, o diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico, José Teófilo de Miranda, e o diretor-presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana. A equipe do Governo foi recebida pelo diretor geral do Cefet, Joarez Vrubel, e por professores e pesquisadores da instituição. O gerente de pesquisa, extensão e pós-graduação, Edson Menezes, demonstrou os planos do Cefet para a área de pesquisa e inovação.
"Queremos mostrar ao Governo nosso interesse em colaborar, em formar parcerias em prol do desenvolvimento da sociedade na área da inovação, através desses diversos projetos e iniciativas", disse Joarez Vrubel, ao destacar que uma das metas da instituição é ampliar os cursos técnicos e tecnológicos e ainda implantar oito cursos de pós-graduação lato sensu até o ano de 2009, além de dois de mestrado.
De acordo com ele, outro objetivo a ser alcançado pelo Cefet é transformar a unidade de Sergipe em Instituto de Educação Ciência e Tecnologia (IFET) que deverá congregar as unidades federais. "Estão previstos para Sergipe três novas unidades do CEFET no interior do Estado, em Estância, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, e queremos implantar pelo menos duas delas em 2008", destacou Joarez Vrubel.
O secretário Jorge Santana ressaltou a importância do Cefet, seja como instituição que oferece ensino médio profissionalizante e ensino superior tecnológico, seja pelo seu potencial na área de pesquisa e inovação em sintonia com as demandas do setor produtivo.
"A Secretaria de Desenvolvimento está firmando parceria com a Federação das Indústrias de Sergipe para realizar pesquisa de campo que identifique as demandas por técnicos de nível médio e por inovação tecnológica, cujo resultado será importante subsídio para orientar a oferta de cursos e a realização de pesquisas no Cefet. Por isso, queremos nos tornar parceiros também nessa iniciativa", afirmou o secretário.
Também estiveram presentes ao encontro o diretor da unidade sede do Cefet, José Luciano Mendonça de Moraes, o diretor da unidade de Lagarto, José Espínola, o diretor de relações empresariais, Marinaldo Medeiros, e a professora de informática Leila Buarque.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo do Estado amplia relações com o Cefet – Foto: Jairo Andrade/Sedetec