[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã de terça-feira, 30, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), colocará em prática mais uma ação do Programa de Distribuição de Sementes 2013, quando serão distribuídas 500 toneladas de milho da variedade catingueiro a mais de 50 mil famílias de pequenos agricultores espalhadas por todo o Estado. A solenidade de entrega das sementes acontecerá no município de Moita Bonita, distante 64 km de Aracaju.
 
As sementes, adquiridas com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP) da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), encontram-se armazenadas no município de Nossa Senhora da Glória, sob a guarda do Escritório Local Regional da Emdagro, e estão sendo disponibilizadas de acordo com os quantitativos das condições edafoclimáticas de cada município. Os beneficiários diretos do programa devem ser prioritariamente os agricultores familiares e assentamentos rurais inscritos no Garantia Safra, contemplados com o programa de mecanização agrícola e assistidos pela Emdagro, devendo cada um dele receber no máximo 10 kg de sementes de milho.
 
“Esse programa de distribuição de sementes é de inteira responsabilidade da Emdagro, ressalvadas as devidas parcerias, onde nossos técnicos deverão comandar todo o processo de distribuição em consonância com as secretarias municipais de agricultura e prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais, movimentos de participação popular e Movimento dos Sem Terra (MST), além de outras organizações existentes no município”, explicou o presidente da Emdagro Jefferson Feitoza de Carvalho.
 
Ainda segundo Jefferson, as sementes estão chegando no momento certo de plantio. “Nós estamos passando por um período complicado de seca, mas como estamos percebendo, as condições climáticas estão mudando de forma a favorecer o plantio, por isso, considero que essas sementes estão chegando ao agricultor em uma boa hora”, disse ele, acrescentando que, atrelado à distribuição de sementes, a Emdagro vem credenciando os tratoristas que farão parte do programa de mecanização agrícola para o preparo do solo.
 
Mecanização
 
O programa de mecanização agrícola, como destacou o presidente da Emdagro, deverá atender a 37 municípios do Estado e beneficiar 20 mil famílias de pequenos agricultores. Seu objetivo é disponibilizar 40 mil horas de trator para o preparo de 20 mil hectares de terra para o plantio de milho e feijão, além de outras culturas de interesse do agricultor, nos principais municípios de Sergipe. Para o desenvolvimento do programa de mecanização, que será operacionalizado e executado pela Emdagro, serão disponibilizados R$ 4 milhões oriundos da Secretaria de Inclusão Social.
 
Distribuição de Arroz
 
Além da distribuição de milho e horas de tratos, o Governo do Estado, através da Emdagro está programando para a 1ª quinzena de junho a distribuição de 400 mil quilos de arroz aos 1.200 agricultores familiares cadastrados nos perímetros irrigados e no município de Brejo Grande. Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, a empresa está finalizando o processo de aquisição das sementes de arroz. “Ao todo, o Governo de Sergipe estará distribuindo 900 toneladas de sementes para atender aos agricultores familiares de todo o Estado. Desse total, 500t é de sementes de milho, cuja distribuição estamos iniciando essa semana, e 400t de arroz, cujo processo de aquisição está sendo finalizado pelo nosso setor de licitação”, detalhou.
 
“Não há dúvidas que o fenômeno climático da seca vem se agravando nesses últimos anos e prejudicando imensamente o pequeno agricultor. Mas também, é inegável a quantidade de ações que o Governo de Sergipe vem desenvolvendo, em parceria com o Governo Federal, para amenizar os efeitos da estiagem, sobretudo, nas regiões mais críticas do Estado. São programas de distribuição de sementes e de grãos, horas de trator, carros pipas,  entre outros programas”, ressaltou Jefferson.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.