[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“A visita do secretário Jorge Santana à Capela, sua cidade natal, significa o primeiro grande passo para realizar um sonho: ver o núcleo industrial do município ser transformado em uma área propícia à atração de novas indústrias”. As palavras do prefeito da cidade, Manoel Messias Sukita, ditas na manhã do último sábado, 14, em seu gabinete, demonstram o seu entusiasmo diante da presença da comitiva do Governo do Estado.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, esteve em Capela acompanhado de auxiliares para discutir projetos e iniciativas que venham beneficiar o município. “Estamos observando o que precisa ser feito para dar condições ao núcleo de receber novas indústrias e tratar sobre a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no município”, disse antes de explicar o papel do CVT para o desenvolvimento de uma localidade.

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é uma unidade de ensino profissionalizante voltada à difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos. A sua estrutura busca capacitar pessoas para o trabalho no campo das suas atividades profissionais.

“Os CVTs implantados no interior do estado poderão assistir aos alunos e professores das escolas públicas com aulas práticas e também facilitar os trabalhos de extensão das universidades e instituições de pesquisa”, observou Jorge Santana ao explicar que sua estrutura será composta por laboratórios de apoio aos cursos de capacitação e incentivo à pesquisa científico-tecnológica, oficinas, salas de aula, laboratórios de informática, sala de videoconferência e bibliotecas (presenciais e virtuais). “A nossa idéia é implantar um CVT em cada território sergipano”, afirmou.

Já o deputado federal Valadares Filho, que também esteve presente ao encontro, abraçou a idéia e demonstrou disposição para encaminhar o projeto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de conseguir recursos para sua execução. “Até o final do ano são apontados no Ministério os melhores projetos para receber financiamentos. Assim que o de Capela estiver pronto vamos encaminhá-lo a fim de obter o montante necessário”, explicou o deputado.

Núcleo Industrial

Com 14 lotes distribuídos em sete hectares de área e distante 3 Km da sede do município, o Núcleo Industrial e de Serviços Empresário Gentil Barbosa abriga atualmente apenas uma indústria, a confecção MC & MC. Com 38 funcionários, a filial da unidade empresarial, localizada em Riachuelo, funciona desde o ano passado na área onde era sediada a indústria de Confecções Intergriffes. “O desenvolvimento do pólo industrial é de suma importância para uma cidade, pois permite a geração de empregos e renda. Desejamos que a nossa cidade seja contemplada com o projeto”, ressaltou o prefeito Sukita.

Presentes ao encontro a convite do prefeito Sukita, os integrantes da Câmara Municipal de Capela revelaram que também estarão empenhados na busca por novos investidores para a cidade. Acompanharam o secretário Jorge Santana, o adjunto da Sedetec, Carlos Augusto Franco, o diretor-presidente do SergipeTec, José Teófilo de Miranda, o presidente da Codise, Ancelmo de Oliveira, o diretor de Industrialização da empresa, João Lima e o economista Vildo Rodrigues, chefe do Departamento de Promoção Industrial da Codise.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.