[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quarta-feira, 2, os secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, discutiram, em reunião no Palácio de Despachos, ações de fortalecimento dos programas de produção de biodiesel em Sergipe. De acordo com o secretário da Casa Civil, a orientação dada pelo governador Marcelo Déda é acelerar a articulação entre os órgãos do Estado e a Rede Sergipe de Biodiesel para implementar a produção de biodiesel pela agricultura familiar no Estado.

"O objetivo dessa reunião foi somar esforços das secretarias que estão ligadas aos programas de estímulo à produção de biodiesel e de etanol e discutir um conjunto de medidas estratégicas para acelerar um projeto auto-sustentável nessa nova matriz energética no Estado", declarou o secretário da Casa Civil, Oliveira Júnior.

Coordenada pelo Sergipetec, órgão ligado ao Governo do Estado, a Rede Sergipe Biodiesel reúne cerca de 30 instituições, entre elas a Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura. Em 2007, o grupo pesquisou trabalhos com mamona, algodão, amendoim, girassol, pinhão-manso, mandioca, milho e feijão como propostas viáveis ao Modelo de Gestão do Biodiesel para a implementação sustentável, de forma técnica e econômica, da produção e do uso do combustível.

"Fizemos uma avaliação das ações que já estão sendo feitas em parceria entre os órgãos governamentais e as instituições de pesquisa e desenvolvimento, como universidades, laboratórios e produtores. A partir de agora vamos dar um direcionamento para que Sergipe se torne, efetivamente, um Estado não só produtor do biodiesel, como também de todo o processo de conhecimento, desde a agricultura à indústria", afirmou o presidente do Sergipetec, Teófilo de Miranda.

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel atende, primordialmente, ao objetivo da inclusão social e é focado na agricultura familiar.

Participaram também da reunião o secretário interino da Comunicação Social, Maurício Pimentel, o gestor de energia do Sergipetec, Vital Brasil, e o assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento, Décio Freitas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.